[Ubuntu-BR] Ponderando a criação de uma conta de usuário

Emilio Fernandes emiliosf em gmail.com
Sexta Fevereiro 18 17:40:59 UTC 2011

Sim, o comando useradd realmente não dá permissões ao usuario criado,
porém pela interface grafica de criação de contas você pode conseguir criar
o usuario corretamente
da maneira que deseja.

Comando não sei se existe, mais você pode remover essa opção dos arquivos de
configuração do
GDM,

/etc/gdm/gdm.conf.mult

na parte:

[daemon]
# Automatic login, if true the first local screen will automatically logged
# in as user as set with AutomaticLogin key.
AutomaticLoginEnable=false

Caso queira deixar o usuário "livre" com login automatico adicione as
seguintes linhas

[daemon]
# Automatic login, if true the first local screen will automatically logged
# in as user as set with AutomaticLogin key.
AutomaticLoginEnable=true
AutomaticLogin=livre

Em 18 de fevereiro de 2011 15:24, luciano de souza
<luchyanus em gmail.com>escreveu:

> [...]
> administrador. Agora, criei uma conta chamada "livre". "Luciano"
> iniciava diretamente sem pedir senha no início do Ubuntu. Desejava que
> os arquivos de "Luciano" não pudessem ser vistos por "livre", mas
> quando, tendo-me autenticado com "livre", acesso /home/luciano, vejo
> todo o conteúdo que lá existe. quando instalei o Ubuntu, ele
> perguntou-me se desejava iniciar automaticamente. Naquele tempo, sim,
> desejava. Hoje não mais. Este é o comportamento  desejado para
> "livre", mas não para "luciano".
>
> Saberiam de algum comando que me permitisse obrigar à solicitação de

Emilio Seidel Fernandes
Tec. Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos - UTFPR Curitiba