[Ubuntu-BR] Com o Linux, acesso bancário realmente seguro?

nethell nethell em logbin.net
Sexta Fevereiro 18 17:39:01 UTC 2011

On Fri, 18 Feb 2011 15:07:37 -0200
luciano de souza <luchyanus em gmail.com> wrote:
> Recentemente, passei a ter certificado digital. Então, fiquei um
> tantinho mais confiante. Mas o que realmente gostaria de ouvir é em
> que medida é seguro acessar conta bancária com o Linux? Tenderia a
> considerar que a segurança é grande,  raciocinando que, se a minha
> máquina tornou-se mais segura com o Linux e talvez seja o lado do
> usuário a ponta frágil da cadeia, então, porque confio que o banco é
> seguro, não deve haver risco ou, ao menos o risco deve ser muito
> pequeno. E será que se adiciona muita segurança com certificação
> digital tendo em vista de que o Linux já é seguro?

Luciano,
A segurança do Linux é excelente, mas o maior responsável por ela sempre será o usuário.
Mantenha seu sistema atualizado, não dê permissões além das necessárias, não acate qualquer instalação solicitada sem certificar-se de que é legítima.
Não mantenha senhas de acesso salvas, use-as apenas quando solicitadas.
Não acate informações de atualizações de segurança enviadas por mail pois isto não existe, assim como nenhum órgão te envia informações de cobranças, notificações, processos, etc.
De preferência acesse um site seguro por vez, evite acessos simultâneos e sempre que possível, limpe o cache de seu navegador ao encerrar uma sessão. Sempre que estiver logado em algum site, faça um logoff antes de fechar o navegador.
São regras básicas e algumas até desnecessárias em muitos casos, mas é a prevenção que elimina a neura da dúvida.
Eu utilizo bancos on-line desde que eles surgiram, algum tempo pelo Windows e há mais de 3 anos pelo Ubuntu. Sem problemas, sem sustos, sem neuras.

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632