[Ubuntu-BR] Com o Linux, acesso bancário realmente seguro?

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Sexta Fevereiro 18 17:35:24 UTC 2011

Em 18 de fevereiro de 2011 15:07, luciano de souza
<luchyanus em gmail.com>escreveu:

> Caros,
>
> Diz-se que o Linux é sistema muito mais seguro do que o Windows e que,
> portanto, o acesso aos serviços bancários pode ser feito sem muitos
> problemas.

Boa tarde, Luciano.

A sua dúvida é recorrente de tempos em tempos, e é natural a qualquer pessoa
que preze por sua privacidade e segurança.

Mas, eu te devolvo com a seguinte pergunta: Se você não usar o Linux (ou
sistemas semelhantes, como FreeBSD) pra isso, vai usar o quê?

A segurança de um sistema é diretamente proporcional ao cuidado (ou à
paranóia) que seu usuário tem com segurança. Se você quiser ter um linux
vulnerável, vai ter, se souber fazer. Em geral o Linux não dá essa opção de
forma fácil para usuários comuns. Você tem de ter alguma experiência pra
saber como baixar toda a guarda.

O que dirá de um sistema que baixa a guarda por default?

Você tem o que há de mais moderno em tecnologia de informação, feito por
pessoas que tem a segurança da informação como uma das prerrogativas, no
Linux. Portanto, relaxe, mas não baixe a guarda, nem tenha comportamentos de
risco. Se for iniciante, procure conhecer, com o tempo, as falhas por onde
você pode ser atacado, e defenda-se. Eu te garanto que o que você vai
precisar saber e fazer, pra se defender no Linux, vai ser infinitamente
menos do que precisaria no sistema proprietário.

Abraço

--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador