[Ubuntu-BR] virtualbox ou dualboot?

Paulo Sampaio paulo.vicente.neto em gmail.com
Sexta Fevereiro 11 14:18:40 UTC 2011

Cada arquivo representa um HD, não tem como você ter dois computadores
num hd só, afinal, só existe uma porta de dados no hd, isso é válido
pra máquinas virtuais também.

Quanto ao original, não vou recomendar nenhuma das duas, as vantagens
e desvantagens de cada uma seguem, escolha:

Virtuallização:
- Backup mais fácil: Você pode simplesmente desligar a vm, exportá-la
e mover para um armazenamento mais confiável, o impacto disso é bem
pequeno, se você tem boa velocidade nos seus hds físicos fica
rapidinho, em 3minutos você vai ter seu windows xp salvo. Serve para
atualizações grandes no sistema, testar alguma aplicação ou
simplesmente backup.

- Troca rápida de SO com compartilhamento de arquivos local: Com o
virtualbox você tem as "pastas compartilhadas" que você pode usar pra
abrir os arquivos de uma máquina em outra. Muito prático, fora que não
precisa rebootar pra trocas de SO.

- Perda de desempenho: Sensível ou não, vai acontecer, seu windows
virtualizado será mais lento do que rodando direto no hardware, fato.
Caso você esteja disposto a perder processamento e velocidade de I/O,
tudo bem, mas o vídeo é o mais comprometido, jogos, aplicações 3D,
efeitos de desktop, serão bastante projudicados. Essa perda de
desempenho e abstração de hardware limitam a gama de aplicações
disponíveis pro teu sistema, qualquer aplicativo que se beneficie de
placa de vídeo dedicada será comprometida, algumas features
disponíveis no hardware podem ser perdidas, portas usb 3.0 por
exemplo, acho que funcionarão como 2.0 ou nem funcionam se me recordo
bem.

Dualboot:

- Melhor desempenho, acesso direto ao hardware, todas essas vantagens
que todo mundo sabe, com o problema de rebootar, isso é muito chato...
xD fora que o backup é mais complexo do que uma simples cópia de
arquivo.

Tudo depende dos programas que você vai usar. =]

Eu, tenho as duas soluções, tenho uma vm com windows para internet
banking e coisas do tipo, mas tenho windows em dual boot pra jogar e
... só... xD

Atenciosamente,
__
Paulo Sampaio