[Ubuntu-BR] Porque o Debian usa deb e não rpm?

Tiago Passos listas em tiagopassos.com
Quarta Fevereiro 9 16:59:13 UTC 2011

O pouco que sei sobre o assunto é isso:
O .deb, apesar de ter sido o primeiro - ou um dos primeiros - está um pouco defasado comparado com outros sistemas de arquivos.
Li por aí, mas não tive a oportunidade de testar, que o pacman - utilizado no Arch Linux - tem uma grande vantagem frente a outros. Ele atualiza apenas uma pequena parte do pacote, ou seja, a parte que foi alterada. Se Tem um pacote que tem 100MB, mas teve uma pequena atualização, com o .deb você tem que baixar novamente os 100MB. No pacman você tem baixar apenas a parte alterada (isso é feito automaticamente).
Uso o Fedora no trabalho e Ubuntu em casa. Gosto mais do Ubuntu, mas tenho a impressão de que os pacotes RPM são atualizados com bem mais velocidade.
Alguém saberia algo mais sobre baixar parcialmente os dados de um pacote no pacman ou rpm?

Tiago Passos | http://tiagopassos.com

Será que a pergunta correta não seria:
porque existe outro sistema de pacotes além do .deb?

para sempre ter uma alternativa??
pessoal de ...nux adora uma 2ª alternativa
um outro caminho