[Ubuntu-BR] Office 2010 on linux (Mattozinhos)

Anderson Mattozinhos mattozinhos em yahoo.com.br
Terça Fevereiro 8 13:45:45 UTC 2011

Caros colegas,

Antes de mais nada cabe uma explicação para que não hajam interpretações
distorcidas pelo tópico que enviei:

1) Não sou a favor de pirataria, muito pelo contrário e ainda digo que
utilizo o sistema original, comprado com muito esforço, pois o preço é
salgado;
2) Sobre a mensagem indicando que o não uso do BROffice ou demais suítes de
escritório é devido à preguiça, reforço que isso não é verdade, muito pelo
contrário. Iniciei um projeto grande para migrar toda a plataforma das
empresas que trabalho para plataformas Linux incluindo nessa migração todos
os aplicativos necessários para a produtividade e andamento das tarefas
operacionais das empresas. Não acredito que a opção por dar andamento a um
projeto dessa magnitude seja indicativo de comodismo e muito menos de
acomodação e resistência a aprender novidades e utilizar novas ferramentas.

Passando para aquilo que realmente interessa, vou expor abaixo as
dificuldades que estou enfrentando no uso do BR-Office 3

1) A interface de gráficos possui poucas opções de personalização
dificultando análises de séries históricas de dados financeiros
2) Não consigo mesclar dois tipos diferentes de estilo de gráficos em um
mesmo gráfico. Exemplo: Não consigo construir um gráfico que mescle linhas e
colunas. O BR-Ofice 3 possui a opção mas limita em 6 séries de dados
3) Não consigo migrar as planilhas de análise para o BR-Office sem perder
todos os vínculos com os gráficos analíticos de séries históricas de dados
financeiros.
4) Não encontrei opção para rodar regressões estatísticas no BR-Office
5) Não encontrei forma de as linhas de tendência de dados exibirem a equação
estimada da reta da linha de tendência

Acima citei as principais dificuldades até o momento na tentativa e estudo
de migração do suíte MS Office 2010 para o BR-Office 3. Espero que consiga
retorno sobre as dúvidas colocadas e aproveito para reforçar meu empenho na
migração e a todo o projeto, filosofia e interação do projeto de software
livre. Infelizmente como em todo projeto de mudança, há uma fase de
adaptação em que precisamos ir paulatinamente estudando as opções e claro,
tomando maior conhecimento das opções e limitações.
Vou entrar em contato com o time de desenvolvedores do BR-Office e se
possível tentarei contribuir para a melhoria do software com minhas dúvidas.

Agradeço mais uma vez aos colegas da lista, espero sinceramente aprender
muito com os diálogos mantidos aqui.

Att

Anderson Mattozinhos

"Esta mensagem, e qualquer arquivo em anexo, são para uso exclusivo da
pessoa ou entidade à qual estão endereçados e podem conter informações
confidenciais,proprietárias e/ou material restrito ao público em
geral.Exceto conforme previsto acima, é proibida qualquer revisão,
retransmissão, divulgação ou outro uso de, ou a realização de qualquer ato
com base em tais informações por pessoas ou entidades, exceto o destinatário
original das mesmas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor
notifique o remetente e apague-ade qualquer mídia e destrua quaisquer cópias
impressas ou não. "
 "This e-mail, including any attachments, is intended solely for the person
or entity to which it is addressed and may contain confidential, proprietary
and/ornon-public material. Except as stated above, any review,
re-transmission,dissemination or other use of, or taking of any action in
reliance upon thisinformation by persons or entities other than an intended
recipient isprohibited. If you receive this in error, please so notify the
sender anddelete the material from any media and destroy any printouts or
copies."