[Ubuntu-BR] Porque o Debian usa deb e não rpm?

Welington R. Braga welrbraga em gmail.com
Segunda Fevereiro 7 18:48:59 UTC 2011

A Debian, juntamente com a Slackware são as duas distribuições mais
antigas no mundo (uma de julho/93 e outra de agosto/93) e naquela
época não existiam pacotes.

Existiam apenas arquivos .tar .tgz etc etc. Vc tinha que penar pra
instalar e configurar tudo á munheca. A Distribuição Debian foi a
pioneira em criar pacotes para facilitar a instalação e então criou
com o formato ".deb".

Muito tempo depois (Maio/95) surgiu a Redhat com seu formato .rpm que
era uma droga (hoje em dia acho que está menos pior).

Em fim, visto que o .deb, nasceu antes do .rpm, a sua pergunta deveria
ser reformulada: Por que as outras distros não usaram o .deb?

Referências
[1] Como usar o APT. http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/ch1.pt-br.html
[2] Formato .deb. http://en.wikipedia.org/wiki/Deb_%28file_format%29
[3] Red hat Linux. http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Hat_Linux
[4] Debian. http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian
[5] Slackware. http://pt.wikipedia.org/wiki/Slackware_Linux

Em 7 de fevereiro de 2011 12:27, Andre Cavalcante
<andre.d.cavalcante em gmail.com> escreveu:
> Olá turma,
>
> Antes de mais nada parabéns a comunidade Debian, e porque não, à comunidade
> Ubuntu, já que o sucesso do Ubuntu é, sem delongas, um sucesso do Debian.
> Estava a olhar o documento de lançamento do Debian Squeeze e lá está claro
> que o Debian segue o LSB 4.0. No dito documento está escrito que o
> encapsulamento de pacotes "deveria" ser rpm (sutilmente dizem que não
> precisa ser .rpm, mas a descrição é do formato rpm, logo...), mas o Debian
> usa formato próprio.
> Please, nada de flames, é para conhecer a história mesmo. O que levou a
> [...]

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9