[Ubuntu-BR] [samba] não consigo configurar

Fabiano Barros barrosfabiano em gmail.com
Segunda Fevereiro 7 16:40:51 UTC 2011

Se eu entendi o q vc precisa segue um exemplo.

charles e publico devem pertencer ao grupo publico

usermod -G publico charles
usermod -G publico publico

a pasta /publico deve ter permição rwxrx_ _ _ _ charles:publico

chmod 750 /publico -R
chown charles:publico /publico -R

a pasta /media/home pelo que entendi vc quer apenas q o charles acesse,
correto?
se sim:

chmod 700 /media/home -R
chown charles:charles /media/home -R

dentro do smb.conf compartilhe as pastas da seguinte forma:

[publico]
    comment = Pasta Publico
    path = /publico
    writeable = yes
    guest ok = no
    create mask = 0640
    directory mask = 2750
    preserve case = yes
    valid users = @publico
    invalid users = root

[home]
    comment = Pasta home
    path = /media/home
    writeable = yes
    guest ok = no
    create mask = 0600
    directory mask = 2700
    preserve case = yes
    valid users = charles
    invalid users = root

a questão da senha basta vc setar o parametro:
security = user

espero ter ajudado.

Fabiano Barros
Consultor Técnico