[Ubuntu-BR] Configuração do serviço Predialnet de banda larga

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Quinta Fevereiro 3 23:02:29 UTC 2011

A Predialnet é um serviço de banda larga da cidade de Niterói que
instala redes em edifícios. Em cada edifício há algum equipamento que
gerencia a rede. E como faço parte da rede, por vezes, se desejo
utilizar outras portas que não a 25, a 80 e outras portas comuns, as
regras do  administrador não as permitem. Neste caso, eles solicitam que
o usuário configure uma VPN que, ao ser iniciada, contorne estas
restrições. Em Minha casa, não há nenhum hardware. Há apenas um cabo que
chega de outra parte do prédio, provavelmente vindo do equipamento central.

O sinal circula por cabo e, segundo eles, como a fibra ótica é de boa
qualidade, a conexão é muito boa. Não posso reclamar o serviço é
bastante estável.

A primeira vez que instalamos a conexão em um novo computador, deve-se
ligar para o provedor, pois realizam controle por meio do "mac", acho
que é assim, mac da placa de rede. Quando eles liberam, a configuração
passa a ser possível, mas apesar disso, nem no Linux, nem no Windows,
ainda que a placa esteja liberada, a conexão não é automaticamente
reconhecida. Para isso, não estou certo, mas talvez concorra o fato de o
IP ser fixo.

A minha descrição não foi nada técnica e não sei se é suficiente. Se não
for, dizendo-me o que devo perguntar, ligo para o suporte da Predialnet
e, assim, poderei dar uma informação mais exata.

Em 03-02-2011 20:07, Paulo de Souza Lima escreveu:

Em 3 de fevereiro de 2011 19:31, Luciano de Souza<luchyanus em gmail.com>escreveu:

> [...]
> iface lo inet loopback
>
> Ao passo que o resolve.conf:
>
> # Generated by NetworkManager
> nameserver 200.218.176.7
> nameserver 200.218.176.8
>
> Para o tamanho do sufoco que passou o técnico, até que o conteúdo dos
> arquivos parece bastante simples. Não entendo nada de configurações de rede,
> mas se bem me lembro os dois IPs que aparecem no resolve.conf referemse aos
> DNSs. Mas o que terá sido feito das outras informações: máscara de sub-rede,
> gateway, etc? Será que o Linux não precisa destas informações ou estarão

É resolv.conf, não resolve.conf.
A maioria dos "técnicos" por aí sabem apenas uma receita de bolo de
configuração. isso explica porque apanham tanto pra configurar coisas
simples. Eles não entendem o funcionamento da coisa, apenas sabem que se
fizerem de uma determinada maneira, a coisa funciona. Se o script mudar um
pouquinho, eles se embananam todos.

As informações de rede do network manager não afetam o
/etc/network/interfaces. O esquema dele é outro e sobrepõe o que está
definido no arquivo interfaces. Sinceramente, eu não sei o porque disso e
acho que isso mais atrapalha do que ajuda. Mas, enfim....

O que você deve fazer é abrir o network manager (botão direito no ícone da
rede e clicar na opção "Editar conexões..."). Verificar em todas as abas
cada uma das configurações de conexão, copiando todos os dados que puder.

> Mas sinceramente, nem mesmo estou inteiramente certo de que estas
> configurações estão corretas. Talvez seja uma coincidência extraordinária,
> mas a conexão está instabilíssima e já caiu 3 vezes como quase nunca sucede.
> Mas enfim, pode mesmo ser coincidência, estas coisas acontecem.

Antes de arriscar um diagnóstico a respeito, eu gostaria de saber mais a
respeito desse provedor. O que é Predialnet? Que tecnologia de acesso eles
oferecem (DSL, rádio, etc.)? Que tipo de hardware eles fornecem (modem,
placa de rede wireless, roteador, etc.)

Abraço