[Ubuntu-BR] Configuração do serviço Predialnet de banda larga

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Quinta Fevereiro 3 21:31:45 UTC 2011

O arquivo "interfaces" possui o seguinte conteúdo:

auto lo
iface lo inet loopback

Ao passo que o resolve.conf:

# Generated by NetworkManager
nameserver 200.218.176.7
nameserver 200.218.176.8

Para o tamanho do sufoco que passou o técnico, até que o conteúdo dos
arquivos parece bastante simples. Não entendo nada de configurações de
rede, mas se bem me lembro os dois IPs que aparecem no resolve.conf
referemse aos DNSs. Mas o que terá sido feito das outras informações:
máscara de sub-rede, gateway, etc? Será que o Linux não precisa destas
informações ou estarão armazenadas em outro arquivo?

Mas sinceramente, nem mesmo estou inteiramente certo de que estas
configurações estão corretas. Talvez seja uma coincidência
extraordinária, mas a conexão está instabilíssima e já caiu 3 vezes como
quase nunca sucede. Mas enfim, pode mesmo ser coincidência, estas coisas
acontecem.

Em 03-02-2011 18:39, Zandre Bran escreveu:

2011/2/3 Luciano de Souza<luchyanus em gmail.com>:

> Caros,

     Ôlas Luciano.

> Reinstalei o ubuntu 10.04. O técnico depois de grande esforço, conseguiu
> configurar a minha banda larga. A Predialnet possui IP fixo e, na Internet,
> encontrei algumas mensagens de usuários com o mesmo problema. Não encontrei
> o modo de resolvê-lo.

     Ok.

> Quando, em conexões de rede, colocam-se o IP, o gateway, a máscara de
> sub-rede e os dNSs, a configuração falha. O pppoeconf dá erro e informa que
> nenhum adaptador foi encontrado.

     Entre no seu linux em que a internet esteja funcionando e veja as
configurações do arquivo /etc/network/interfaces. É nele que ficam
armazenadas as configurações de rede. Caso tenha alguma dúvida, manda
para nós a saída dos comandos abaixo:

$ cat /etc/network/interfaces

$ cat /etc/resolv.conf

> Parece mesmo que a configuração deste serviço não é simples, mas o suporte
> técnico somente oferece auxílio para Windows.

     Mas você não quer suporte para linux ou windows; você quer suporte
para dados que você tem que ter para se conectar.

> O que me sugerem? Será que haveria como exportar as minhas configurações de
> rede para um arquivo e, instalada a nova imagem do Ubuntu, pudesse
> importá-la de modo que não necessitasse de esforço ou risco para configurar
> a minha banda larga?

     Pode testar no livecd.

> Luciano de Souza

-- []s