[Ubuntu-BR] Gravar e recuperar a imagem do HD a partir de uma pendrive

Xisberto xisberto em gmail.com
Terça Fevereiro 1 21:33:30 UTC 2011

Em 1 de fevereiro de 2011 18:21, Luciano de Souza <luchyanus em gmail.com>escreveu:

> Quando abro /dev, encontro por exemplo sda. Em propriedades, consegui saber
> que o seu tamanho é 0, que o Linux o designa por "dispositivo de bloco e que
> apenas o root tem permissão de acesso. Estas informações não me ajudam a
> esclarecer quem é afinal o sda, mas é claro que deve haver algum modo de
> sabê-lo.

Para informações sobre arquivos, use o navegador de arquivos. Para
informações sobre as partições, use um programa que manipula partições. O
windows gosta de misturar os assuntos, mas no mundo linux, cada coisa é
tratada de maneira específica.

Para acessar informações sobre os discos e as partições, use o comando
fdisk. Com a opção -l (fdisk -l), ele vai listar todos os discos e todas as
partições de cada disco. Ele mostra informações básicas sobre cada disco,
incluindo o tamanho dele. Ele também listará pendrives ou HDs externos
conectados, a maneira mais fácil de identificá-los será pelo tamanho.

Uma ferramenta gráfica feita em gtk (e provavelmente compatível com o leitor
de telas orca) é o gparted, que está disponível na central de programas.

Sobre o dd, espero que tenha lido toda a minha mensagem anterior.

Sobre a limitação do remastersys, considere testar o partimage. Eu não sei o
nível de compatibilidade dele com leitores de tela, uma vez que ele é
executado dentro do terminal, mas monta menus e itens semelhantes a
interfaces gráficas.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com