[Ubuntu-BR] Baixar pacotes

Terça Fevereiro 1 19:03:13 UTC 2011

Primeiramente, você tem que ter todos os pacotes, não somente do software
que vc está instalando, mas também os de dependências.
Recomendo você fazer download destes pacotes de uma distribuição idêntica
(ex. PC com Ubuntu 10.10 => Notebook com Ubuntu 10.10).

Já fiz muito este procedimento com meu notebook e funciona.

No meu trabalho tenho o Ubuntu 10.10 e no Notebook também, e quando quero
instalar uma aplicação no note vou no PC, abro o Nautilus, navego até a
pasta /var/cache/apt/archives e seleciono todos os arquivos. Tomando cuidado
para não desselecioná-los, entro no console e faço o apt-get install para a
aplicação desejada. Os pacotes baixados pelo apt-get são colocados nesta
pasta, porém quando são baixados ficam desselecionados. Após a conclusão da
instalação dos pacotes, volto ao nautilus, faço uma seleção inversa (menu
Editar => Inverter seleção), e isso faz selecionar apenas os pacotes que
foram baixados pelo apt-get, então copio (CTRL+C) e colo (CTRL+V) no
pen-drive.
No notebook, espeto o pen-drive, e, como root, copio e colo os arquivos
também na pasta /var/cache/apt/archives, e dou o apt-get install no programa
solicitado.

O apt procura os pacotes antes nesta pasta, se não encontra, solicita o
download. Com isso vai funcionar o seu esquema.

Abraços