[Ubuntu-BR] Gravar e recuperar a imagem do HD a partir de uma pendrive

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Terça Fevereiro 1 16:56:23 UTC 2011

Caros,

Gostaria de aprender um pouco sobre o processo de criação de imagens de
HD. Na próxima quinta-feira, um técnico estará por cá. Infelizmente, os
técnicos têm-me deixado na mão com alguma freqüência.

embora seja deficiente visual, já posso instalar o Linux sozinho visto
que temos o projeto Linux Acessível, www.linuxacessivel.org, variante do
Ubuntu que permite, dentre muitas outras coisas, a instalação guiada por
voz.

O caso seria realmente simples, mas para algumas poucas coisas
residuais, não consigo prescindir do Windows. Na verdade, o ubuntu me
atenderia em todos os casos, mas nomeadamente no que tange ao Open
Office ainda há questões que devem ser melhor trabalhadas do ponto de
vista da acessibilidade.

Já posso instalar o Linux sozinho, mas pergunto: isto é possível no caso
do Windows. Não. É claro que não. Os drivers de som não são carregados
durante a instalação o que torna a missão impossível. Exatamente por
isso e, também porque os técnicos têm aprontado muito em minha vida,
gostaria de ter uma imagem do disco rígido que, com um enter, com um
único comando que se pudesse teclar no escuro, pudesse restituir tudo
quanto havia antes.

Iniciando minha pesquisa, deparei-me com o dd. Este comando criaria uma
imagem de meu disco rígido e a salvaria em arquivo:

dd if=/dev/hda of=disco.iso

Ele não conseguiu abrir o dispositivo hda. Bom, na verdade, o Linux se
utiliza de nomes muito pouco intuitivos para os dispositivos. Então, não
tendo aberto este hda, como dizia a página em que busquei, não sei
exatamente como identificar o meu disco rígido, a minha pendriver, o meu
CDROM.

Continuei a ler e tenho uma hipótese do porquê isto não funcionou. Um
dos textos dizia que o dd somente funcionaria se a origem e o destino
não estivessem montados. Por montados, penso eu, deva entender-se
iniciados. E se assim é, porque o Linux está ativo, deve estar montado
e, montado não permite que o dd trabalhe. O texto aconselhava ainda que
o procedimento fosse feito utilizando um LiveCd, de modo que o fluxo de
entrada do comando dd estivesse liberado.

Além disso, li outros comenhtários sobre o dd. Diziam que ele é muito
lento, que gera imagens muito grandes e, deu a entender que se tenho 500
de disco, a imagem será de 500 ainda que apenas 50 estejam ocupados.

Se o dd incorpora até mesmo os espaços vazios à imagem, então, terei
pouco sucesso em utilizá-lo para copiar o meu disco de um terabyte,
ainda que ele esteja quase todo vazio.

então, pergunto-lhes:

1. Como fazer a associação entre os dispositivos nomeados como hda, sda,
da2, etc com o disco rígido, com o CDROM< com a pendrive, etc?

2. Teriam alguma idéia de como criar a imagem do HD inteiro e não apenas
a partição do Linux por meio de ferramenta de linha de comando, seja com
o dd ou com outra ferramenta, talvez, mais eficiente?

Para este fim, penso que seria mais direto o caminho pela linha de
comandos. Se ela não existir, então, tento o programa gráfico, esperando
que ele se comporte bem com o meu leitor de telas.

A idéia seria recuperar a imagem do disco a partir de uma pendrive.
Depois de instalados Linux e Windows, criaria a imagem, antes mesmo que
todos os dados pessoais fossem restituídos ao disco.

--
Luciano de Souza