[Ubuntu-BR] Re(Ubuntu-BR] Gerenciador de pacotes Synaptic e Canais de software

Terça Fevereiro 1 10:10:35 UTC 2011

Hummmmmm.... seu arquivo sudoers tá com a permissão errada..... vc vai fazer
o seguinte então:

Entra como root, e digita o seguinte comando no console:

# chmod 440 /etc/sudoers

Isso solucionará essa mensagem de erro. Isso é uma segurança do Linux, onde
apenas o root e os usuário do seu grupo podem fazer alterações neste
arquivo.

Dica: o arquivo sudoers define quem pode e o que pode fazer com permissões
de root. Normalmente eu utilizo ele para dar permissão ao meu usuário para
alternar para o usuário root, digitando apenas "sudo su", e ele não pede
senha.
Eu apenas adiciono uma linha desta forma:

jeferod83 ALL=NOPASSWD:ALL

Portanto, quando entro no console, ele tá no meu usuário, então eu digito
"sudo su" e ele passa para o usuário root.
Ou quando dou um "sudo apt-get install patati-patata", por exemplo.

O chmod já resolve seu problema. Porém, você não poderá mais alterar as
permissões deste arquivo, elas devem estar setadas como 440. E quando vc for
editar este arquivo, digite "sudo gedit /etc/sudoers", por exemplo.

Qualquer coisa estamos por aki.

Abraços