[Ubuntu-BR] Firewall configuration - gufw

Reinaldo rei.listas em yahoo.com
Quarta Dezembro 28 13:01:41 UTC 2011

Olá João,

Fiz isso "apertei Quit" ... e o escudo continuou azul (como se fosse desativado).

Depois, seguindo a sua sugestão, fiz:

rei em mascavo:~$ sudo ufw enable
Firewall is active and enabled on system startup
rei em mascavo:~$

Penso que então o Firewall esteja ativado, mesmo com essa cor do escudo. (É que ele muda de cor para vermelho c/ verde qdo
vc destranca o cadeado e aparece com o status ON. Só isso).

Obrigado,
Reinaldo.

________________________________
 De: João Santana <joao.abo.santana em gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro <ubuntu-br em lists.ubuntu.com>
Enviadas: Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011 10:28
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Firewall configuration - gufw

Em 28 de dezembro de 2011 08:57, Reinaldo <rei.listas em yahoo.com> escreveu:

> De qualquer forma é muito estranho, não é ?

MAS você não dá Quit na interface? Dar quit no programa encerra o daemon.

> Se o usuário configura o Firewall ativando-o ao clicar em ON para
> o status, o cadeado some e não tem como trancá-lo novamente mantendo tal
> status.
>
> E somente deixá-lo com a janela minimizada para se manter ativo é a coisa
> mais estranha. Significa que o usuário
> deverá se lembrar de toda vez que se logar, abrir esse Firewall,
> desbloqueá-lo e deixá-lo ocupando um ícone na barra
> lateral para ter o Firewall funcionando ...  É muito trabalhoso !

Você pode fazer sudo ufw enable no teminal e correr para o abraço.

Lembra que nem sempre a interface gráfica resolve teus problemas.

Mais sobre o Uncomplicated Firewall em http://wiki.ubuntu-br.org/UFW

> [...]
> pelo que ouvi falar, foi descontinuado. O Firestarter, depois de
> habilitado, podia ser fechado porque ia para a bandeja do sistema (system
> tray). Já o Gufw, pelo que eu sei, tem que ficar aberto para manter o
> firewall rodando.
>
> Quanto às configurações, elas ficam salvas depois que você faz o primeiro
> setup, então não é preciso "salvar o status". Em relação a ter que
> desbloquear o programa toda vez, acho que isso ocorre porque o firewall
> acessa arquivos de configuração do sistema, logo necessita da senha do

Com meus melhores cumprimentos,

João Santana
Ubuntu LoCo Team Pernambuco Leader & Ubuntu Evangelist
GPG Key B2966301