[Ubuntu-BR] IP & MAC

Marta Vuelma marta.vuelma em gmail.com
Sexta Dezembro 23 16:52:00 UTC 2011

Olá, Marcos.

Para garantir que um determinado computador na rede receba sempre o mesmo
IP você deve trabalhar com Reservas de DHCP no teu servidor DHCP. Uma vez
feito isto, poderás, então configurar no firewall os privilégios para os
respectivos IPs.
Lembrando que este tipo de controle que você está implementando, dependendo
do número de hosts da sua rede pode ficar bem difícil de gerenciar.

Um exemplo de reserva no dhcpd.conf é:

host nome_da_maquina {
hardware ethernet 12:34:56:78:AB:CD;
fixed-address 1.2.3.4; //endereço IP reservado para esta máquina
}

Espero ter ajudado.
Um abraço

--
*Marta Vuelma*
Senior Level Linux Professional (LPIC-3 Core)