[Ubuntu-BR] A discussão sobre a instalação do Java JRE morreu na lista ...

Felipe Alexandre Ferreira felipebanger em gmail.com
Terça Dezembro 20 14:19:22 UTC 2011

Eu já falei sobre isso em outro tópico uma vez. Pra mim eu uso o java
da oracle para uma applet bem específica que não estava funcionando
(embora  a openjdk também tem um plugin java).
No caso baixar de http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp a
versão arquivo de extração automática. Infelizmente se não me engano a
saída deste executável é em terminal, então rode em terminal.

chmod +x nome-do-arquivo.bin  (dá permissão para execução, pode ser
feito também graficamente pelo nautilus, botao direito, propriedades)
./nome-do-arquivo.bin  (executa, pode ser feito no nautilus com duplo
clique depois de dar permissão, e selecionar executar em terminal)
ele vai extrair uma pasta, pode deixa-la onde quiser, eu prefiro
move-la para /usr/local/ ao invés de deixar na pasta do usuário. para
isso sudo mv nomedapasta /usr/local/

Agora, apesar de ter a pasta, teus programas ainda não vão achar o
java. Aí tem dois caminhos. eu prefiro deixar o openjdk instalado por
conta das dependências. Aí instale na central de programas um programa
chamado "configurador de alternativas", procure a alternativa java e
altere o caminho para o executável dentro da pasta da jre extraída.
isso é o principal, mas faça o mesmo para outras alternativas
começando com java quando possível e também se tiver uma chamada
ControlPanel

Para applets precisa copiar um arquivo para a pasta de plugins do
firefox, vou ficar devendo no momento pois estou longe do meu
computador, chegando em casa eu olho, ou procura em outro email da
lista, eu já falei sobre isso =)

obs: o procedimento para a jdk da oracle é similar. não sei se
justifica deixar o sistema pronto, como vc vai ver, é fácil fazer de
novo =)
obs2: uma das ides mais usadas para java, o eclipse, já inclui um
compilador java e não precisa da jdk.
obs3: se o sistema operacional for 64 bits, conforme já falei antes na
lista, o firefox que vem com a distribuição é 64 bits, se não me
engano o chromium também e o google chrome se você baixar o deb vai
ser também, então precisa da jre 64 bits para rodar as applets. opera
deve ser também. Mas se você usar um firefox baixado da mozilla
compactado, aquele é 32 bits e precisaria da jre 32 bits.