[Ubuntu-BR] Instalar impressora

hamacker sirhamacker em gmail.com
Segunda Dezembro 19 15:05:26 UTC 2011

Esse negocio de "browsear" computadores na rede funcionava bem a muito
tempo atras porque sempre havia numa rede Windows  uma estação elegida
como "master database" que guardava uma base de dados dos computadores
vizinhos e replicando essa base entre todos, era muito bom numa rede
doméstica mas muito ruim em rede com muitos hosts e por isso
instalava-se um serviço chamado wins onde todos consultavam a mesma
base sempre no mesmo host. Hoje o wins tá morto e as maquinas windows
observam o dhcp/dns, geralmente instalados noutro windows para saber o
nome de hosts que estão ao redor e rodam windows, sem essa infra por
trás pode-se dizer que o "ambiente de rede" do Linux não funciona
muito bem, na realidade, nem mesmo estações Windows. Então verifique
isso.

Mesmo assim, ao adicionar uma impressora de rede basta informar a URI:
smb://[dominio/grupo]/servidor/compartilhamento
sem ficar "browseando" computadores e funciona bem.

Em casa, minha impressora é na rede, meu roteador tem uma porta USB
que providencia isso. Não preciso de um micro com impressora ligada só
para imprimir. Impressora diretamente na rede é uma benção.

[]'s