[Ubuntu-BR] (André, se puder me responder ... agradeço bastante) Ref: Formatar HD usando Ubuntu 11

Quarta Dezembro 14 09:33:09 UTC 2011

Olá Reinaldo,

Em 13 de dezembro de 2011 17:26, Reinaldo <tiraduvidascefet em yahoo.com>escreveu:

> Foram muitos links, mas eu acho que entendi e gostaria que vc realmente me
> dissesse se estou certo para cada uma
> das afirmações abaixo. Ok ?
>
> 1. A formatação apaga apenas o diretório raiz e os ponteiros e tabelas,
> mas não apaga os dados no HD. Ou seja,
> pode-se recuperá-los facilmente.

Geralmente apagas outras coisas também (superblocos, por exemplo). Sim,
podem ser recuperados, mas não tão facilmente.

> 2. O gparted é para formatação, portanto, não serve para apagar
> definitivamente os dados.

Sim, eles não estarão mais acessíveis,  mas os bits e bytes estarão lá.
Para fazê-los acessíveis, você terá que primeiro recuperar a formatação
original,
e depois recuperar a estrutura original (não é tarefa simples, mas
possível).

> 3. O shred sobrescreve os dados existentes com outros (podendo ser zeros
> ou aleatórios). Esse comando realmente
> apaga tudo o que está nos clusters e não se pode recuperá-los. Acho que
> após umas 20 vezes, nem mesmo a
> perícia da informática recupera ... Será ? (risos)

Sim.

> 4. O comando dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=1M também zera o HD
> preenchendo-o com zeros ou números
> aleatórios como, cito: dd if=/dev/urandom of=/dev/sda bs=1M  Nesse caso
> também não há como recuperar
> os dados.

Sim.

> *Dúvida*: o comando *dd *faz o mesmo serviço do *shred* ? Em um hd,
> utilizei o shred para apagar todos os dados e o
> windows em um outro note e depois qdo instalei o linux, pedi para formatar.

Sim, faz o mesmo, neste caso, mas o dd faz um cópia byte a byte de uma
origem para o destino, que neste caso é um disco enquanto o shred foi
concebido para trabalhar com arquivos. Fazem o mesmo se o "arquivo" em
questão for todo um disco ou partição (/dev/hd*, /dev/sd*, etc.)

> Meu problema atual:
> Preciso devolver o micro e quero apagar os dados sem interferir nas outras
> partições ocultas do notebook como
> a "system reserved" e "recovery partition".
>
> Portanto, eu tenho um pendrive que tem o ubuntu totalmente instalado (e
> não é de boot). Talvez, com ele possa
> fazer o fdisk -l  e verificar qual é a partição que desejo apagar. Depois
> fazer shred nele ... Os dados serão apagados ?

Sim. Podes usar o fdisk -l ou o gparted.

> Se entregar a máquina desse jeito, o lojista poderá instalar o Windows
> novamente utilizando somente as partições que
> restaram intactas ?

Aí eu não sei (tem que ligar pra M$), eu aplicaria logo o restore Windows
para ver no que dá. Na pior das hipóteses o restore não conseguiria
restaurar as partições no espaço zerado, o que te forçaria a criar ao menos
uma partição (mesmo que com o espaço livre, isto é, sem formatação).

> Acho que com a resposta dessas perguntas, entenderei o procedimento.

Espero que tu tenhas entendido agora, o porque do outro e-mail que disse
que não havia entendido o que você queria, de fato, estava confuso pelos
termos que usavas...

> Obrigado.
> Abs.
> Reinaldo.