[Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Formatar HD usando Ubuntu 11

Reinaldo tiraduvidascefet em yahoo.com
Quinta Dezembro 8 11:19:46 UTC 2011

André, obrigado pela dica, mas achei um pouco complicada para entender ...

Eu tenho um pendrive de boot (ubuntu 11.10) e um pendrive de 16MB que instalei todo o sistema ubuntu 10.10.

Veja só se esse procedimento está correto e resolve o problema sem afetar as outras duas partições (recovery & system reserved):

1. Verificar no Windows o tamanho de cada uma das partições: Recovery (8GB); System Reserved (100MB) e C:\ (320GB).
2. De posse dessas infos, plugar o pendrive (por exemplo que já tenha o ubuntu instalado) e rodar o linux;
3. Abrir um terminal e digitar:  $ sudo fdisk -l
4. Verificar os /dev/sda(1, 2, 3) para cada uma das partições acima. Suponha que seja: dev/sda3

5. Selecionar aquele /dev referente à partição desejada.
6. Digitar o comando $ sudo shred -n 2 -z -v /dev/sda3

Dessa maneira, será que limpo a partição sem afetar as outras ? E, por meio das outras partições ocultas (sem o disco
de recovery do Windows porque não vem com o notebook Sony - a gente que acaba fazendo um), é possível reinstalar
o Win7 em /dev/sda3 ?

O Windows não enxerga EXT3 e EXT4. Assim, se o resultado desse procedimento não atribuir tais sistemas de arquivos
à partição, acho que não haverá problema, né ?

Muito obrigado.