[Ubuntu-BR] Editor Latex

Quinta Dezembro 8 11:08:55 UTC 2011

Em 7 de dezembro de 2011 23:15, Reinaldo <tiraduvidascefet em yahoo.com>escreveu:

> Desejo aprender a mexer com o Latex e sei que até um mero editor .txt é
> possível escrever um texto latex
> desde que saiba os comandos.
>
> De qualquer maneira, há editores Latex que podem facilitar a vida do
> usuário por apresentar vários recursos e
> ferramentas, principalmente aquelas matemáticas.
>
> Nesse sentido, qual tem sido a mais fácil e "completa" em termos de
> recurso ? Seria o Texmaker ? O Kile ? O LyX ?

Reinaldo, a minha experiência com o desenvolvimento me mostrou que
ambientes de desenvolvimento integrados só atrapalham mais que ajudam. É
como você criar um programa arrastando controles, sem saber como eles são
descritos para a linguagem que você usa. Usar um ambiente acaba por te
prender àquele ambiente e, sem ele, você pode sentir que não saber fazer
mais nada.

No caso do LaTeX não é diferente. Usar uma IDE pode te deixar preso à ela.
E apesar dos penduricalhos nas barras de ferramentas e menus, você ainda
vai ter que escrever os comandos do LaTeX e mesmo os do TeX às vezes para
produzir seus textos.

Mas se você quer mesmo MHO, use o gEdit com o plugin LaTeX. É bem mais
rápido e com todas as funções que você vai encontrar nessas IDEs que você
citou. Basta instalar pelo terminal com sudo apt-get install
gedit-latex-plugin.