[Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Formatar HD usando Ubuntu 11

Reinaldo tiraduvidascefet em yahoo.com
Quarta Dezembro 7 21:45:01 UTC 2011

Olá André, obrigado pelas dicas ! Como esse micro está na garantia e, por alguns motivos, devolverei ao lojista.
E por isso quero apagar o partição que usei (C: + dados), mantendo intactas as duas partições (recovery e system reserved).

Mas ao mesmo tempo quero garantir a ele que se ele fizer um recovery a partir dessas duas partições, o sistema Win7 poderá
ser reestabelecido à partição formatada.

Deixe-me te perguntar: se usar o comando shred -z /dev/sda3 (onde localiza a partição que quero formatar), ele vai preencher com
zeros e formatar essa partição também, né ? Mas atribuirá algum tipo de sistema de arquivo nela de modo padrão ou não ?

Esse comando faz o mesmo serviço do gparted ?

Abs.
Reinaldo.

________________________________
 From: Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com>
Sent: Wednesday, December 7, 2011 7:08 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Formatar HD usando Ubuntu 11

Em 7 de dezembro de 2011 18:56, Reinaldo <tiraduvidascefet em yahoo.com>escreveu:

> Quero agradecer os comentários e sugestões, mas - pela minha inexperiência
> com o linux e formatações -
> ainda resta algumas dúvidas. Antes, porém, deixe-me relembrar o problema
> que preciso resolver:
>
> Das 3 partições do notebook, uma delas que é o C: juntamente com os dados
> precisam ser removidos e
> desejo formatar a máquina e fazer zero fill.

Faz o backup de teus dados antes de fazer qualquer procedimento que envolva
particionamento e formatação, ok?
Podes fazer o backup em um disco externo, DVD, segundo disco interno etc.

> A sugestão dada foi fazer isso por meio do comando gparted.
>
> Dúvidas:
>
> 1. Como posso utilizar o gparted ? Há algum tutorial rápido que explique
> como proceder o particionamento ?

Há vários. Uma googleada e tu vais obter o que deseja. O primeiro que veio,
por exemplo, foi este: http://www.dedoimedo.com/computers/gparted.html.
Mas não te incomodes tanto, ele bem intuitivo.

> 2. Ao formatar a máquina, o gparted desmontará e - talvez (creio eu) -
> perderá o tipo NTFS. Estou certo ?
>     Mas, o gparted atribuirá algum outro tipo à essa partição como EXT3 ou
> EXT4 ?

Não, não funciona assim. Tu tens que fazer o boot por um disco externo (pen
drive ou CD/DVD), porque é impossível tu formatares uma partição em uso.
Então, após o boot, tu entras no gparted (qualquer liveCD do Ubuntu já vem
com ele!) e então podes formatar o teu HD todo. A partição mais segura e
com melhor performance hoje é ext4. Uma vez formatada a partição, TODOS os
dados são perdidos. A formatação irá criar um outro sistema de arquivos no
lugar dos que já existiam. Anote bem o tamanho de cada partição. Na prática
você somente vai criar espaço livre, porque a formatação propriamente
falando das partições pode ser feito no programa de instalação do Ubuntu.

> 3. Supondo que o gparted nada atribua em termos de tipo à essa partição,
> pela experiência de vocês,
>     é possível que - utilizando o disco de recovery ou mesmo utilizando a
> partição oculta (2 partições
>     restantes) - se a pessoa desejar reinstalar o Win7 nessa partição
> desmontada, ele conseguirá ?
>     Ou o gparted fará com que essa partição fique irreconhecível para o
> Win7.

Para reinstalar o Win7, você não pode formatar a partição de recovery (ou
então você cria um (ou mais) DVDs de recovery no próprio Windows.
Digamos que você tenha deixado o Win7. A primeira coisa a fazer é criar um
espaço livre (pode usar o gparted) e então fazer o boot na partição de
recovery. Dentro do recovery você vai indicar qual é a unidade à recuperar
(e.g. C:). Qualquer dúvida sobre o procedimento de recovery, aciona a
Microsoft, eles tem obrigação de te dar suporte para isso!

> Obrigado comunidade !
> Reinaldo.

Nada.

PS.: se ainda não está seguro do que vais fazer, é melhor contratar alguém
que te ensine. Não é difícil, mas se houver algum problema tens que ter
certas manhas para arrumar...

Abraços

André Cavalcante
Porto Alegre, Brasil