[Ubuntu-BR] Leitura e Escrita de Arquivos em Partições Diferentes

Quarta Dezembro 7 20:54:38 UTC 2011

Sugestão:

Deixa somente o Linux como host e instala os outros como guest.
Faz tuas partições assim:
/ - Sistema
/home - os teus dados
/home/andre/VirtualBox VMs - para as outras VMS (isso aqui só pra facilitar
eventual backup, poderia ser dentro da /home normal)
swap

Como te disse, não sei como é no VMPlayer, mas no VB é trivial.
Configura a rede de cada VM como bridge.
O teu router deve ser capaz de fornecer endereços para toda a "rede". Então
a rede fica assim:

Internet ----- router ---+--- Ubuntu
                         |--- WinXP
                         |--- Zorin
                         |--- etc.

Compartilha o /home/Publico no host Ubuntu (vboxsrv\pasta)
Deixa uns 20G para o Windows (eu sei ele bem comilão), e monta
automaticamente em uma unidade de rede (ex. E:)
Para os demais Linux, deixa uns 10G cada e monta automaticamente na fstab o
compartilhamento de rede, em /home/Publico. Assim, o uso da pasta fica
transparente.
Dá direito de acesso completo a /home/Publico tanto no host como nos guests.
Você vai salvar os dados sempre na rede (E: ou /home/Publico). Cria a
estrutura de pastas que quiser (e.g. Musica Fotos Backgrounds Download
Videos Torrent, o que for).
Nos linux, faz links simbólico na /home para a pasta /home/Publico. Podes
usar a interface do Nautilus, mas eu ainda prefiro o terminal. Abra um
terminal e digite:
$ ln -s /home/Publico/Musica /home/Musica (e repita para as outras pastas.
Se elas já existirem no home, podes apagá-las)
No Windows (7+) você tem que criar novas Libraries (não sei como está em
PT, eu uso em EN) apontando para E:\Musica, E:\Download etc.

O manual do VBox ainda é o melhor a seguir para fazer a rede, mas é
trivial, é tudo na interface gráfica de configuração.

Abraços.