[Ubuntu-BR] Antivirus para Ubuntu 11.10

Quarta Dezembro 7 14:30:29 UTC 2011

Mauro,

Olha, não trabalho em segurança, mas sei que em algumas corporações isso é
e deve ser levado muito a sério.
Vou só contar a minha experiência.
Desenvolvia para Windows no Delphi (7 na época), no laboratório da
Universidade. Houve um daqueles surtos viróticos e o o cara do CPD ia de
máquina em máquina para passar o antivírus. Quando chegou à minha máquina,
surpresa: nada do vírus.
Mais surpresa ainda: eu usava o Karsperky e ele tinha expirado a coisa de 3
meses. Nesse meio tempo, não havia feito um update sequer e ainda assim
nada de vírus na minha máquina. Resumo da prosa: o cara do CPD usou a minha
máquina pra limpar o servidor!

Conclusão: muito da segurança vem de bons hábitos no uso da Internet. De
fato, no dito laboratório eu era o único que não usava o MSN, o qual foi a
porta de entrada do vírus.

Pergunta se eu me preocupo com vírus no Linux (neca!).

Outra coisa: vírus é uma categoria de programas, rootkits e exploits são
outra coisa. Rootlkits e exploits não são nem alvo da maioria dos
antivírus.

Agora, sem trollar: me diz algum vírus que exista pra Linux (não vale as
provas de conceito que o pessoal da universidade faz!). A última vez que
houve uma thread como essa, eu fiz a mesma pergunta, até hoje espero a
resposta!

Por último: se Linux de fato pegasse vírus, você acha que já não existiram
milhares deles por aí? 48% dos mobile são android (kernel linux); + 50%
internet servers são linux (e.g. debian, red hat, suse etc.), e o número de
usuários desktop vem aumentando ano a ano. Essa de dizer que o não há vírus
para linux porque o linux não é muito usado, é furada (engana trouxa das
brabas!). Mesmo MAC, que já foram detectados alguns vírus para o SO é
infinitamente mais seguro (com respeito à vírus) que o Windows. Resumo:
vírus É um problema para o Windows e seus Usuário, e ponto!)

Abraços