[Ubuntu-BR] Antivirus para Ubuntu 11.10

Mauro Risonho de Paula Assumpção mauro.risonho em gmail.com
Quarta Dezembro 7 14:07:13 UTC 2011

Eu uso tambem linux desde 1995, mas tive época que tive que voltar ao
Windows, devido as linguagens que programava como VB e Delphi, por exemplo,
que so rolavam bem em Windows.

Hoje eu trabalho em Segurança, tenho uma outra visão das coisas. Falo de
maneira humilde.

Eu acho que tem que ter uma visão do total como em Segurança, não adianta
instalar um AV e ficar sem firewall, IDS, IPs, DLP, no SO. Até mesmo se for
um desktop.

Por exemplo há shellcodes, que sendo encodados em encoders
x86/shikata_ga_nai, dá "bypass" em antivirus e ai já era.

Antivirus é sempre baseado em assinaturas de virus, se o virus em questão
estiver no SO e não estiver no banco do antivirus, o virus continua lá e
ninguem sabe.

Quem usa a muito tempo, tipo desde a década de 90, já pensou que pode ter
algo, sem saber que está lá?

Falo, porque antes eu pensava assim, até eu achar um;)

Outra coisa, estar atualizado, não é a garantia total que está imune a
virus, rootkits ou qualquer outra coisa.

Estou colocando essa thread, não "para trollar ou ser trollado", mas para
fazer as pessoas pensarem em segurança.

Me desculpem por alguma coisa.

@firebitsbr
@firebitsbr