[Ubuntu-BR] Antivirus para Ubuntu 11.10

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Quarta Dezembro 7 10:33:42 UTC 2011

Em 7 de dezembro de 2011 01:02, Reinaldo <tiraduvidascefet em yahoo.com>escreveu:

> Olá Ivan, eu não tenho partição windows, mas apenas linux.
>
> Quer dizer então que não precisa de antivirus ?

Uso Linux desde 1998 e uso *exclusivamente* Linux desde 2005. Nunca
precisei instalar um antivírus em máquina nenhuma. Esse é só o primeiro
exemplo das vantagens do Linux sobre "o outro".

> Como faço pra configurar as portas de acesso de
> modo a inibir algum invasor ao micro ?

No Linux, ao contrário "do outro", as portas são fechadas por padrão. Você
não precisa se preocupar com isso. Ao contrário do que um dos colegas da
lista disse, também não é necessário configurar nenhum firewall para
liberar acesso para determinados programas, já que as portas possuem duas
direções: entrada e saída. De modo geral, elas são fechadas para entrada e
abertas para saída, portanto, qualquer pŕograma da sua máquina que queira
usar a rede, conseguirá mas, numa instalação limpa, os acessos de fora
estão bloqueados por padrão.

A não ser que você instale programas que abram determinadas portas, como o
Apache, Skype, FTP, SSH, etc, e eles estejam efetivamente rodando, não tem
com que se preocupar. Caso instale algum desses programas, tome os cuidados
de praxe contra vazamento de senhas, instale atualizações de segurança,
tenha bons hábitos, utilize protocolos seguros, como https e ssh e, quando
estiver em redes públicas, procure utilizar navegadores anônimos, como o
Tor, para criptografar seu tráfego. Normalmente, os acessos sempre estão
atrás de um roteador, o que é uma dificuldade a mais para um invasor, com
exceção de acessos via redes públicas (wireless em shoppings, aeroportos,
etc.).

> Qdo o pacote for tar.gz, como faço pra descompactar e instalar ?

Se você é iniciante, evite instalar programas dessa maneira. Procure seus
programas na central de programas em primeiro lugar. Se não encontrar,
procure um repositório PPA que possa ser incluído na lista de repositórios.
Se não encontrar, procure pacotes .DEB para seu Ubuntu. Apenas em último
caso, e se tiver alguma experiência com instalação compilada, parta para o
.tar.gz. Isso para INSTALAÇÃO de programas. Se for apenas para compactação
de arquivos, basta clicar com o botão direito no arquivo e escolher a opção
"Extrair aqui" do menu de contexto. Se quiser usar o terminal, o camando é:
tar zxvf [nome do arquivo].tar.gz

> Obrigado

Disponha.

--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador

"Para que as pessoas conquistem a paz em suas relações, a paz espiritual e
a paz entre os povos, é preciso que antes se ganhe a batalha interna das
virtudes sobre os defeitos" - Talal Husseini - Filósofo Acropolitano

"For people to achieve peace in their relationships, spiritual peace and
the peace among people, it's necessary, earlier, to win the internal battle
between virtues and defects" - Talal Husseini - Acropolitan Philosopher