[Ubuntu-BR] Leitura e Escrita de Arquivos em Partições Diferentes

Terça Dezembro 6 20:10:17 UTC 2011

Olá Paulo,

Vamos por partes.

Para que as VMs enxerguem qualquer coisa nos hosts, só via mapeamento de
rede. No Virtual Box é simples; no VMPlayer não sei como é, mas sei que há
algo simples também.

O teu problema então é enxergar uma partição a partir do SO de outra.

Para o Linux enxergar o Windows, é trivial. Então, se você compartilhar a
pasta onde estará montado o Windows, as VMs que estão no Linux enxergarão
também aquela pasta do Windows.

Para o Windows enxergar a pasta do Linux cê deve usar fs-driver (ext2fsd).
No caso, só funfa em ext3 e ext4 sem extensões. No caso do Ubuntu após
10.10 (inclusive), o ext4 tem extensões, então só vai funfar se você
reformatar o Ubuntu. Mais uma vez, uma vez montado no Windows a partição do
Linux, basta compartilhar a unidade (E:, F:, G: etc.) correspondente e as
VMs do Windows enxergarão os dados do Linux (vais ter problemas com
permissões etc., mas isso é de se esperar, pois não?).

Para uma máquina virtual enxergar outra, somente via mapeamento de rede
também.

Detalhes: para tudo funcionar certinho, tens que configurar a rede das VMs
como bridge, assim cada máquina virtual seria como uma máquina real na
rede. Claro que tua rede deve prover todos os IPs necessários.

Isso dá um bom trabalho, tens certeza que queres fazer isso?

Abraços.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, Brasil