[Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Formatar HD usando Ubuntu 11

Reinaldo tiraduvidascefet em yahoo.com
Terça Dezembro 6 17:40:56 UTC 2011

Olá Carlos,

Não instalarei o Ubuntu .... apenas quero formatar uma partição e eliminar os dados desse notebook e
deixar disponível, caso seja necessário, reinstalar o Windows 7 novamente nele, utilizando as outras duas

partições (recovery & system reserved).

Assim, qdo usado o comando shred -z, ele apagará o NTFS dessa partição, certo ? E ela poderá ser utilizada
novamente para o Windows 7 ou terá um tipo EXT3 ou EXT4 de modo que não se possa fazer um recovery
do sistema Windows 7 ?

Valeu.

________________________________
 From: Carlos Ribeiro <k4ribe49 em gmail.com>
Sent: Tuesday, December 6, 2011 12:57 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Formatar HD usando Ubuntu 11

Oi Célio,

Uso uma forma mais demorada, porém eficiente e segura, para realizar esse
trabalho. Gostaria que fornecesses duas informações:
1 - usando o fdisk do Ubuntu, na linha de comando claro, posta aqui o
resultado do comando "fdisk -l" (sem as aspas;
2 - Porque a formatação da partição C:\, permanecendo o fs NTFS? Que
sistema vai ficar nesse disco? Onde o Ubuntu entre nele?

Abraço.

Carlos

Em 6 de dezembro de 2011 10:34, Reinaldo <tiraduvidascefet em yahoo.com>escreveu:

> Pessoal,
>
> O notebook Sony tem 3 partições: uma destinada a recovery (8GB); outra
> reservada ao sistema (100MB); e por fim
> a maior delas que é o drive C:\ + os dados (320GB).
>
> Deseja-se apenas formatar a partição C:\ (e se possível mantê-la como
> NTFS) usando o comando SHRED do pendrive de boot do Ubuntu 11.10.
>
> Minha dúvida é:
>
> Ao fazer  $ sudo shred -z -v /dev/sda  (partição para formatação), será
> atribuída a ela algum tipo de filesystem (ex:
> NTFS, EXT3 etc) ?

> [...]

Se eu tiver que me transformar naqueles que combato para combatê-los,
prefiro entregar os pontos.
Eduardo Guimarães
http://edu.guim.blog.uol.com.br/arch2009-11-15_2009-11-21.html

CARLOS E YARA RIBEIRO