[Ubuntu-BR] Leitura e Escrita de Arquivos em Partições Diferentes

Paulo Fernandes pferna53 em gmail.com
Terça Dezembro 6 14:14:09 UTC 2011

Prezados,

essa tenho certeza de que o Oráculo não vai ter a resposta!

Vejamos a situação: tenho em meu desktop um HD com duas partições: a do
Win-7 e a do Ubuntu. O Ubuntu lê e grava arquivos na partição Win-7, que é
NTFS; o contrário não ocorre. Como o Win-7 ler e gravar arquivos na
partição Ubuntu, que é ext4, acho o que o Oráculo responde. Deve ser via
instalação do Samba. É isso? Se for, podem me indicar um bom tutorial pra
fazer a coisa acontecer?

MAS, na partição do Win-7 tenho um VirtualBox com duas VMs: o Mint-11 e o
Win-XP. A VM do Mint está cega totalmente; não vê arquivos de ninguém. A do
Win-XP vê os arquivos do Win-7 depois que instalei um compartilhamento
seguindo orientações de um livro.

E pra complicar mais, no Ubuntu, instalei uma VMware Player e criei duas
VMs: o Win-XP e Zorin. Ambos estão completamente cegos.

A questão que coloco para todos aqui da lista é: como fazer todo mundo
enxergar todo mundo? Ou no mínimo: como os hospedados podem enxergar (ler e
gravar) na partição dos hospedeiros?

Peço ajuda porque não sei nem por onde começar! Ah, por favor, não vale
dizer: desinstala tudo e fica somente com o Ubuntu, ok?!

Grato
Paulo

PS: ultimamente tenho dado mais boots com o Ubuntu do que com o Windows!
Acho que o caso tá começando a ficar sério!