[Ubuntu-BR] Arduino e Porta Serial.

Terça Dezembro 6 13:03:46 UTC 2011

Olá Gilberto

Não precisas criar outra thread para responder, basta dar reply
(responder), ok?

Pelo que você coloca o teu problema é o hardware da porta serial. Então
estás usando um conversor USB<->RS232, certo?

Quando você espetar o conversor, deve aparecer o /dev/ttyUSB*
Isso é importante, se não aparecer é que ou o teu módulo conversor não
funciona, ou o Linux não tem suporte a ele (difícil, mas não impossível).
Neste caso, sugeriria você testar outro conversor.

Quanto a IDE, é simples: se o /dev/ttypUSB aparecer, basta ir
/dev/ttyUSB0(1/2..*). E deve funcionar. Não esqueça de configurar o baud,
hardware control etc. para a respectiva porta. Se a IDE não tem, usa o
setserial  (instala pelo software centre).

Outra coisa, faça um teste simples: abra um terminal de serial e dê o boot
no arduino. O boot loader deve aparecer no terminal (minicom ou qualquer
outro - procura no software centre). Dá um retorno.

Abraços