[Ubuntu-BR] [OFF-TOPIC] É possível comprar apenas o hardware de um notebook ?

Márcio H. Parreiras mhp em mhp.eti.br
Segunda Agosto 29 22:06:16 UTC 2011

No Brasil vai ser difícil. O meu Acer veio com Ruindows, que nem viu a
luz do dia, já dei o primeiro "boot"com um cd de instalação da Debian
:-). A Dell tem alguns modelos com Ubuntu Linux ou FreeDos. Fora isto,
o melhor que você vai conseguir é um note com um Linux meia-boca,
desatualizado, tipo Mandriva 2009 ou Satux (Debian da CCE). Acho eles
instalam só para o comprador ver o dito funcionar, e a maioria acaba
instalando um Ruindows Piratex Edition :-(,.Mas podem ser uma opção,
até porque há uma certa garantia que a máquina é compatível com
lLinux, apesar que já vi casos de periféricos (especialmente modems)
que funcionam bem com a distro original, customizada, e dão trabalho
para funcionar em outras.
Dê preferência aos chipsets da Intel. Os da NVidia e ATI são
problemáticos em relação aos drivers e por causa de superaquecimento,
os da Via tem um desempenho medíocre e os da SiS são uma verdadeira
bosta.
Lá fora (Europa e USA) existem alguns movimentos para se pedir o
ressarcimento do valor do S.O. "empurrado" na compra do equipamento,
mas por aqui acho que ainda ninguém tomou a iniciativa.

Abraços,

--
    Márcio H. Parreiras

    GNU/Linux Professional