[Ubuntu-BR] Uma imagem personalizada com o Remastersys

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Sábado Agosto 13 14:13:16 UTC 2011

Na verdade, já criei uma partição de dados. Formatada a máquina, nada
perderei exceto os arquivos de configuração localizados em
/home/luciano. Então, creio que o problema circunscreve-se
essencialmente aos arquivos de configuração.

O Skype não é acessível, mas para tal foi encontrada uma ótima solução:
o pidgin-skype. No entanto, não se pode começar a utilizar o
pidgin-skype se não forem feitas duas tarefas inacessíveis ao Orca,
leitor de telas que utilizo:
1. Aceitar o contrato de licença;
2. Configurar em alguma parte do Skype para que ele permita ser
controlado pelo plugin pidgin-skype.
Então, ainda que domine magnificamente o gerenciamento de pacotes, não
serei capaz de configurar tudo sozinho. Além disso, há uma porção de
outras coisinhas que, embora sejam acessíveis, dão algum trabalho e,
como o objetivo da solução que busco, é oferecer-me bastante conforto,
gostaria que todas as configurações fossem salvas. É claro que o esforço
não se justifica apenas pelo Skype, mas pelo conjunto. Atahos de
teclado, configurações de voz, complementos do Firefox, Thunderbird,
Libre Office, pacotes avulsos, etc.
Tenho duas partições principais:
sda5 (ext4) - Arquivos pessoais
sda6 (ext4) - Linux Acessível
Então, parece-me que tenho duas opções:
1. Gerar uma imagem com "sudo remastersys backup" - A questão é
exeqüível desde que, ao copiar um link simbólico, o remastersys copie
tão-somente o link e não o conteúdo para o qual aponta, do contrário, um
link simbólico que apontasse para uma pasta de sda5 acabaria por
resultar na cópia desta pasta o que tornaria a imagem muito grande.
2. Guardar backup das configurações na partição de dados - Em sda5,
criaria /Configurações. Depois de ter configurado a máquina do modo como
quero, faria em seqüência duas tarefas:
a) Geraria uma imagem do sistema com "remastersys dist";
b) Copiaria todo o conteúdo de /home/luciano em sda6 para /Configurações
em sda5.
Dito isso, reinstalo o sistema com a nova imagem e, em seqüência, faria
o seguinte:
a) Apagaria todo o conteúdo de /home/luciano em sda6;
b) Copiaria todo o conteúdo de /Configurações em sda5 para /home/luciano
em sda6.
  Note-se que as operações inacessíveis continuariam inacessíveis.
Entretanto, apenas uma vez precisaria de ajuda. Gerados os arquivos de
configuração corretos, salvos em uma partição separada, pronto, bastaria
que novamente os restituíssemos a HOME e o contrato do Skype já estaria
aceito, a permissão ao pidgin-skype já estaria concedida e as demais
configurações refeitas.
André, quanto à forma de postagem, para escrever, gosto de pôr a
resposta acima. Mas para ler... Tanto o top-posting quanto a resposta
entremeada são muito boas. No primeiro caso, a leitura é um pouco mais
rápida. No segundo, a resposta é colocada em contexto, então, se a
mensagem for grande como as que envio, talvez seja mais natural a
resposta entremeada. O down-posting é o que menos gosto, mas é como o
Zandre disse: é mesmo questão de paladar. Nestes casos, não há qualquer
problema em relação à acessibilidade. Antes, durante ou depois, qualquer
estilo de resposta é entendido de forma muito clara.