[Ubuntu-BR] Um shellscript para configurar o ubuntu

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quinta Agosto 11 16:50:43 UTC 2011

Em 11 de agosto de 2011 12:44, luciano de souza <luchyanus em gmail.com> escreveu:
> Sabia que, no Linux, a coisa seria mais simples porque
> utiliza UTF-8, mas não imaginava que seria tão simples.
> O extraordinário é que, além de escrever em Esperanto, posso também
> ouvir o som do Esperanto, pois há síntese de voz para este idioma.
> Basta fazer:
> espeak -f arquivo.txt -w arquivo.wav -a 140 -s 200 -v "eo"
> O arquivo é convertido de txt para wav com um volume de 140, à
> velocidade de 200 palavras por minuto, no idioma Esperanto. É claro
> que a síntese de voz precisa evoluir, mas o progresso é
> extraordinário.

Outra coisa disponível são as traduções. Não estão tão completas
quanto as em português, mas vários programas já estão traduzidos.
Basta solicitar a instalação na tela de configuração de idiomas.

Se bem me lembro, você depende do leitor de telas. Talvez seja difícil
usar a configuração de idiomas, pois a seleção do idioma preferido é
uma lista onde se pode ordenar os idiomas arrastando e soltando-os.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com