[Ubuntu-BR] Um shellscript para configurar o ubuntu

Marlon yodatsi em gmail.com
Quinta Agosto 11 13:57:15 UTC 2011

Em 11 de agosto de 2011 08:50, luciano de souza <luchyanus em gmail.com>escreveu:

> Caros,
>
> Não pretendo ficar a reinstalar o Ubuntu a todo momento, mas gostaria
> de não ter trabalho para reconfigurá-lo. Então, pensei que um bom
> shellscript poderia resolver o meu problema. Desejava que ele
> realizasse as seguintes tarefas:

Vamo lá então

> [...]
> baixar o pacote e todas as suas dependências, gravá-los em uma mídia
> e, ao reinstalar o sistema, instalá-los a partir da mídia. Sou cego.
> Utilizo leitores de telas. Por vezes, um programa deixa de ser
> acessível quando ganha uma nova versão, então, é importante que guarde
> a versão cuja acessibilidade já foi devidamente testada.
> Para os pacotes disponíveis somente em fontes, tar, gz, make, mv, ln
> são comandos que ajudam um bocado. Há que se ler as instruções
> específicas de cada pacote, mas é certo que aqui não temos problemas.

antes de executar esse script, tu vira root belê?
$ sudo -s -H

#!/bin/bash

#atualiza lista de pacotes
apt-get update
#acerta a árvore
apt-get -f install
#instala repositórios
add-apt-repository <Endereço ou nome do Repo>
(ex: add-apt-repository ppa:ailurus)
#atualiza o SO
apt-get -y update

#instalação de pacotes
apt-get -y install <nome do pacote> (faça uma linha para cada pacote, que se
der erro ele pula e vai para o proximo)

#limpa o cahce de pacotes
apt-get clean

> 2. Configurar a banda larga
> Para configurá-la, não preciso mais do que IP, máscara de sub-rede,
> gateway e dois DNSs. Em seguida, devo ativar a rede no painel
> inferior. Confesso que tais operações não são propriamente complexas,
> mas se houver um modo de fazê-lo por meio de um batch, realmente
> gostaria de conhecer tal forma.

aew já é mais complicado, vc vai terq criar um arquivo de configuração
e escrever dados de config nele com echo de acordo com o que você precisa
algo como:

echo "iface eth0 inet static"  >> /etc/network/interfaces
echo "address 192.168.3.90"  >> /etc/network/interfaces
echo "gateway 192.168.3.1"  >> /etc/network/interfaces
echo "netmask 255.255.255.0"  >> /etc/network/interfaces
echo "network 192.168.3.0"  >> /etc/network/interfaces
echo "broadcast 192.168.3.255"  >> /etc/network/interfaces

> 3. Configurar as contas de correio
> Suponho que, salvos alguns arquivos de configuração do Thunderbird, as
> contas estarão salvas e, restituídos a seus lugares, as contas estarão
> automaticamente configuradas.
> As mensagens não são tão problemáticas no Gmail porque utilizo IMAP e,
> mesmo no Hotmail, as mensagens não são baixadas.
> Ainda assim, há dois aspectos a serem considerados:
> a) as minhas inscrições de RSS devem ser locais e, portanto,
> reinstalado o sistema, eu as perderia;
> b) as regras de correio tam´bém seriam perdidas se não houver algum
> [...]

faz um backup e um cp -a da pasta para o seu home do diretório do backup

> 4. Criar a estrutura de pastas no HOME
> Criei uma partição para dados, então, não tenho de preocupar-me com a
> cópia de dados, mas simplesmente torná-la acessível por meio do home.
> Então, o procedimento que adotei é com "mount", montar a partição em
> "/mnt" e, em seguida, com ln, criar ligações simbólicas em home para
> cada uma das pastas da partição de dados. Não sei se este é o melhor
> procedimento, mas creio que funciona.

leia o man do mkdir, o parâmetro -p cria uma estrutura "limitless"

#cria a pasta
mkdir /home/<usuario>/Meus\ Documentos

descobre o UUID da partição e cola na /etc/fstab
não sei automatizar isso

o comando blkid descobre o uuid e você temq colocar ele com echo na lista de
auto-montagem
(Ex: UUID=a673ee15-37ea-46f4-b054-73ab72b87232 /home/marlon/ ext4
errors=remount-ro 0       1)

> 5. Criar um usuário "livre" que não exija senha para autenticação e
> com direitos limitados
> Não pesquisei sobre o assunto, mas não creio que a coisa seja complicada.

man useradd ... RDFM :)

> 6. Recriar os atalhos da Área de Trabalho
> Instalado o sistema, os aplicativos disponíveis nos menus não estão na
> Área de Trabalho. Suponho que estes atalhos sejam arquivos e que, uma
> vez copiados, podem ser movidos para a mesma pasta no sistema
> reinstalado.

ln -s ... e vai

> O Shellscript é muito poderoso, mas de certo não resolverá todos os
> problemas. Um script com estas 6 tarefas facilita muito. Mas é claro
> que terei de ajustar o volume do som,

"volume do som" AH Váh! hauehaue

> instalar os complementos do
> Firefox,

faz backup da .mozilla/firefox e cola no seu novo ~home~

> configurar o teclado para que possa digitar caracteres do
> Esperanto, configurar o MSN no Pidgin,

backup .pidgin

> [...]
> instalar o próprio sistema operacional. É realmente formidável e, por
> isso, já não preciso de técnico para formatar e particionar o disco
> como sucedia nos tempos de Windows. Ainda assim, se conseguimos
> automatizar tarefas, a coisa fica mais simples. O Ubuntu é estável,
> mas o Orca, leitor de telas, de quando em vez ainda trava, já me
> ocorreu que, tendo travado o computador e estando só, não me restou
> outra alternativa senão reinstalar o sistema.
>
> Talvez não consiga um shellscript tão poderoso logo de partida, mas
> gostaria de ouvi-los para amadurecer a idéia.

abrass

--

Marlon Valério