[Ubuntu-BR] Ubuntu 11.04, Pegou pra voce ?

Anderson naufragoweb em gmail.com
Quarta Agosto 10 14:49:54 UTC 2011

Em 10-08-2011 10:25, Ronan Lucio escreveu:
> Fala Humberto,
>
> Vou te dizer que eu também já procurei os meios adequados.
> Como já faz um tempo, não lembro direito, mas acho que era o askubuntu.
>
> Deixei duas sugestões lá e nunca obtive qualquer resposta.
> Então nunca mais voltei.

Talvez esse seja o problema. Ao abordar um assunto ou sugestão em um
fórum publico, é preciso saber como faze-lo. Geralmente ideias ou
sugestões são muito bem-vindas quando acompanhadas de uma possível
solução, e de preferencia com o máximo de informações relevantes. Um
exemplo: a alguns dias postei uma idéia que eu tive no Ubuntu Brainstorm
referente a uma modificação no nm-applet do network-manager. O endereço,
caso haja interesse em vê-lo:

http://brainstorm.ubuntu.com/idea/28368/

Como foi a receptividade da idéia? Bom, no dia seguinte, um dos
moderadores avaliou a idéia, fez uma pesquisa e respondeu-a. A idéia foi
marcada como "in development", embora não hajam colaboradores do projeto
Network-Manager com contato direto no Ubuntu Brainstorm. Fui direcionado
pelo moderador a entrar em contato com os developers do projeto em um
post semelhante à minha idéia.

Quando um post não é respondido, é muito provável que ele ou não tenha
sido entendido ou considerado genérico demais. Em todo caso, voce não
deveria ter largado seu post. Seria mais sensato ter reformulado sua
idéia ou sugestão para uma melhor apreciação dos leitores. Uma leitura
muito interessante sobre tudo isso:

http://0e1.org/Como_Fazer_Perguntas_de_Forma_Inteligente/

Esse link é uma preciosidade! Até hoje eu releio ele para tentar não
cometer uma gafe!

> Sobre o Unity:
> A ideia dele é super-legal. Excelente mesmo.
> Ele seria uma excelente opção ao Dock+GnomeDo.
>
> O que melou mesmo foi a forma que a Canonical o implementou, "goela abaixo".
> Ou seja, não ofereceram o Unity como uma opção, mas como uma obrigação.
> E pior, em um momento onde ele ainda está imaturo, bugado e quase nada
> customizável.
>
> Se a estratégia viesse em paralelo, apresentando o Unity como uma opção,
> certamente a aceitação dele seria muito melhor.

Mais um erro. A Canonical não empurrou "goela abaixo" nada. Nessa versão
ainda tem-se o antigo Desktop Clássico. Sabe porque? Porque o Unity
ainda está em processo de amadurecimento. Usa ele quem quer. Agora, me
diga: se você posicionar isso a um developer da Canonical num post ou
fórum, você acha que ele vai perder o tempo dele respondendo isso?

> A medida que o projeto fosse amadurecendo, certamente haveriam novos
> adeptos, enquanto hoje o que temos, por parte de muitos, é aversão, gente
> partindo pra Xubuntu, Kubuntu, Mint e etc, ou ainda "tentando se acostumar",
> mesmo após 4 meses e muita experiência.

É verdade. Tem pessoas que jamais mudarão. Meu avô morreu sem nunca
dirigir um carro. Ele tinha aversão ao "cavalo mecanico". Dizia que era
coisa para malucos, e que era muito perigoso. Certo ele estava, é
perigoso mesmo, mas ninguém deixou de andar de carro por causa disso.
Digo o mesmo sobre o Unity: tem pessoas que se adaptam rápido por terem
uma melhor capacidade de adquirir novos hábitos e de até mudar hábitos,
outros não. Mas a roda do progresso não pode ficar parada só por causa
de "alguns" que não conseguem se adaptar. Tanto isso é verdade, que, até
algum tempo atrás, o pessoal do Mint fazia a maior festa porque o Mint
tava na frente do Ubuntu. Hoje, é só ir lá e ver que o Ubuntu já voltou
a um bom tempo a estar na frente do Mint.

> Sinceramente o que me parece foi que a Canonical comprou uma briga com a
> equipe do Gnome e estão achando o seu orgulho mais importante do que a
> comunidade.
> Acho isso lamentável, mas é o que me parece.

Não emita comentários das quais você não seja conhecedor do assunto. Se
você se aprofundar na história, verá que quem comprou essa briga não foi
a Canonical, mas o projeto Gnome, com sua insistência em repudiar todo o
apoio que a Canonical vinha dando ao projeto com seus patchs e
correções. Como você agiria se seu trabalho e suas idéias fossem o tempo
todo rejeitadas? E tem mais: O Gnome inovou, não tem mais o desktop
2.32. O Gnome Shell é muito parecido ao Unity, diga-se de passagem.
> De qualquer forma eu não vejo muita alternativa: ou esperamos pela
> maturidade desejada, ou migramos para outra distro.
> Mas a questão é, para os que querem esperar, é importante FALAR.
> Somente assim as nossas vozes chegarão, um dia, aos ouvidos da Canonical.
>
> Abraço,
> Ronan

Concordo plenamente. Mas não se esqueça que para ser ouvido, primeiro,
tem que saber o que falar, senão ninguém vai escutar mesmo.

PS: Uma observação minha interessante: Parece-me que a dita "aversão" ao
Unity se deu muito mais aqui no Brasil do que em outros lugares. Não
vejo tanto fuá em lugar nenhum. Talvez por isso a Canonical não ouça
vocês, porque ela tem que se preocupar em fazer um sistema mundial, não
um para os brasileiros. E ela está conseguindo: 1 milhão de usuários do
Ubuntu One..... o que mais eu posso dizer?