[Ubuntu-BR] Extraindo audio de um FLV

julio menezes yjmenezes em yahoo.com.br
Terça Agosto 9 12:48:57 UTC 2011

Luciano,

Bom dia.

----- Mensagem original -----
De: luciano de souza <luchyanus em gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro <ubuntu-br em lists.ubuntu.com>

Tenho buscado algumas aulas de violão no Youtube. De fato, preciso
melhorar o meu arpejo! No Linux, encontrei o Youtube-dl. Com esta
ferramenta de linha de comando, é simples baixar arquivos do Youtube e
salvá-los em FLV.

ocorre que gostaria de ser capaz de extrair o seu audio e convertê-lo
para mp3. Assim, poderia ouvi-lo também em um reprotutor de mp3.

Então, pergunto-lhes: alguém saberia como converter flv em mp3? Se a
ferramenta for de linha de comando, tanto melhor porque se pode fazer
um shellscript para combinar tudo em um único comando?

Luciano

Eu fiz um shellscript para converter para AVI mas pode ser adaptado para extrair apenas o audio em MP3.
Segue meu script.

#!/bin/bash
# GPL2 by yjmenezes at gmail.com
if [ $# -lt 1 ]
then
    echo "converte video flv em AVI" 1>&2
    echo `basename $0` "arq_video.flv" 1>&2
    exit 1
fi
flvfile="$1"
avifile=`echo $flvfile | sed s/\\.flv/.avi/`
mencoder -ovc lavc -oac mp3lame $flvfile -o $avifile # && rm $flvfile
exit 0
# mencoder "arquivo.avi" -of rawaudio -oac mp3lame -ovc copy -o "saida.mp3"

[]s
julio