[Ubuntu-BR] Ubuntu 11.04, Pegou pra voce ?

Segunda Agosto 8 15:10:08 UTC 2011

Em 8 de agosto de 2011 11:22, Marcelo Silva (IG) <marcvan em ig.com.br>escreveu:

 Desculpem a thread pessoal, mas depois de baixar e testar o Ubuntu 11.04,
> fiquei me perguntando...
> Será que alguém está conseguindo usar?

 Sim, atualmente estou com o XFCE, pois estou com 2 monitores e 2 vgas
(nvidia's) distintos, e com isso o xinerama em que estar ativado, só que
infelizmente perdi as extensões composite. O XFCE foi uma escolha por se
tratar de um desktop leve, e eu tou precisando de memória, pois meu pc tem
apenas 2GB de RAM. Mas, tenho um desktop em casa, um notebook, e um netbook,
todos eles rodando Ubuntu 11.04 com Unity. A minha esposa tá usando sem
quase reclamar, mas isso é até se acostumar bem, mas qualquer coisa que ela
não saiba fazer ela sempre pergunta pra mim. Aos poucos ela vai pegando o
jeito.

 A proposta de simplicidade parece boa, mas sinceramente, não consegui
> utiliza-lo confortavemente.

Acho que é, na verdade, uma questão de costume e tempo.

 Não se pode mudar (personalizar) quase nada...

O básico ainda sim, como o papel de parede, os ícones, o tamanho deles, mas
o Unity tende a melhorar ainda... personalizações ainda estão por vir... mas
é só se acostumar com a idéia que os demais que estão por vir você tira de
letra =D

 as janelas ficam perdidas,

Só se vc perder elas de vista mesmo =D
Na verdade, no começo, causa um pouco de confusão. Mas depois você acostuma.
Quando você tem uma aplicação aberta, ela fica com uma setinha ► do lado
esquerdo do ícone, duas janelas da mesma aplicação com duas setinhas, e
ainda podem aparecer até quatro setinhas. Com o Compiz Settings Manager
instalado, você ainda pode melhorar isso, deixando os contornos dos botões
das aplicações transparentes, e quando tem uma aplicação aberta referente
àquele ícone, ele fica mais com cara de botão do que de ícone, assim fica
mais fácil de distinguir aplicações abertas de fechadas.

a barra a esquerda é meio estranha, não responde o mouse de imediato,

É um delay definido no Compiz Settings Manager, para evitar incômodos devido
a ela ser exibida acidentalmente.

a navegação em icones para abrir aplicações rotineiras ficou mais confuso,

O Unity, assim como no Windows XP e subsequentes, armazena as aplicações
mais rotineiras, e, no Unity, quando você entra no menu Aplicações, elas
estão disponíveis lá.

e não é questão de costume, procurar um icone dentre varios fica mais
> confuso mesmo,

Se você estiver se sentindo incomodado em ficar procurando os ícones, pode
utilizar o recurso de digitar o nome ou parte dela, no menu Aplicações.

você tem que clicar varias vezes até chegar na aba que precisa,

Essa eu não compreendi....

a mudança dos botoes das janelas da direita pra esquerda já não me passava
> na garganta, rsrs,

Isso sim é questão de costume....

agora, pelo menos pra mim, ficou pior... o menu na barra superior, voce não
> sabe de qual janela é e assim vai.

Isso também é, mas demora um pouco mais para você se acostumar.
Quando você não coloca o cursor do mouse em cima da barra, fica o nome da
aplicação lá, e quando coloca, os menus da aplicação aparecem.
Mas já aconteceu comigo de eu abrir uma aplicação, por exemplo, clico em um
link, que um amigo meu me mandou por um mensageiro instantâneo, abre o
firefox, daí clico no X (peço para fechar) logo em seguida, ao invés dele
fechar a janela do firefox, fecha do bate-papo. São bugs do Unity ainda que
serão corrigidos.

 Bem... uma pena, mas pelo meno eu não gostei...

Cada um tem a sua opinião... e é por direito seu fazer as suas escolhas, e
nossa de respeitá-las.

Uma pena... o Gnome que estava vindo tão bem, também mudou o conceito na
> versão 3...

Tecnologicamente dizendo, é assim que acontece, as mudanças vêm e se agente
não se adaptar a elas, agente que fica pra trás.

> Me parece que estão querendo transformar o Desktop numa interface de
> Celular... rsrsr

Dizem que o Windows 8 vai ser bem parecido com o Windows Phone, e vai ter
mta gente quebrando a cabeça, assim como vc está quebrando com o Unity.
Infelizmente é a M$ ainda que dita as regras, e uma hora ou outra todo mundo
vai estar acostumado com uma interface nova, sem mta reclamação. Não estou
falando de você, mas tem muita gente que parece que fica inventando
empecilho para migrar para o mundo opensource. Quando o Windows XP veio,
ninguém queria aquele menu iniciar diferente, hoje em dia tá todo mundo
acostumado, e sem reclamar. Se as pessoas tivessem esse mesmo pensamento com
a migração entre SO's, teríamos muito mais adeptos ao Linux.

Bem, só me resta continuar com o KDE mesmo, espero que eles não entrem nessa
> onda...

Uma hora as mudanças vão chegar, inclusive para o KDE.

Abraços