[Ubuntu-BR] [OT] no-ip > modem > roteador wireless > server apache

Segunda Abril 25 12:37:59 UTC 2011

Bom dia pessoa,

Sei que está resolvido, mas eu estive matutando aqui....

Conheço um pouco de redes, afinal estou cursando Sistemas de Informação, e
uma das matérias é Redes e Sistemas Distribuídos.

Eu me recordo que tentei fazer funcionar esse esquema no meu desktop, mas
não consegui. Porém não me recordava de um detalhe, que explico daqui a
pouco.

O esquema que tentei era assim:

Internet => Modem DLink 500B => Roteador Wireless DLink 524 => Desktop com
servidor Apache

O 500B era o que fazia a conexão com a internet, e eu não sabia que poderia
ser gerenciada através do 524, colocando o 500B em modo bridge. Então eu
tentei adicionar o redirecionamento na tabela de roteamento do 500B as
requisições para portas XX para o suposto IP do 524, que era 192.168.0.1, e
neste coloquei para redirecionar para o IP do meu Desktop, 192.168.0.140.
Não funcionou. Por que? Pelo simples fato de que o modem (500B) tem 2 redes,
e o roteador (524) também.

Explicando melhor:

As duas redes do modem (500B) são: externa (adquirido por DHCP), e a interna
10.1.1.*.
Como o roteador (524) assume a primeira rede por DHCP também, e é o modem
que gerencia, as 2 redes dele são: 10.1.1.* e 192.168.0.*.
O computador Desktop está com o IP 192.168.0.140.

Portanto, supondo que os IPs estejam assim:
Modem:
    Externo:189.124.232.141