[Ubuntu-BR] LVM - Quais os Prós e Contras ?

Welington Rodrigues Braga welrbraga em gmail.com
Quinta Abril 21 00:57:49 UTC 2011

Olá Carlos,

Desculpe o longo tempo para respondê-lo, estive ausente devido a alguns
problemas profissionais e só agora estou me colocando em dia com as
mensagens da lista que não pude acompanhar neste período.

Não sei se você já resolveu o problema, mas de qualquer forma vai a resposta
que, futuramente, poderá ser útil para mais alguém.

Cada partição "comum" do seu disco deverá ser configurada como uma partição
LVM (usando o particionador de sua preferência) para que então elas sejam
conhecidas como volume físico (não confunda com os volumes lógicos);  O
volume físico no LVM nada mais é do que uma partição, ou disco continuo e
bruto configurado para tal.

Uma vez de posse de um ou mais volumes físicos, você deverá agrupa-los em
Grupos de volumes. Considerando um sistema desktop não há porque criar
dúzias de grupos de volume visto que você acabará não percebendo a real
utilidade do LVM. Então sugiro criar um único grupo de volume e nele
adicionar todos os seus volumes físicos.

Quando você trabalha com o sistema de particionamento convencional fica
bonito criar uma partição para cada ponto de montagem (/boot, /home, /var,
/, swap etc etc), mas com LVM é mais coerente ter uma única partição por
disco, que será configurada como volume físico. Não que você tenha que fazer
assim, mas como você irá agrupar todos estes volumes físicos mais adiante em
um só grupo de volumes não há porque ter as 5 partições como volume físico
para depois juntá-las novamente em um grupo de volumes.

Uma vez que você tenha um grupo de volumes, seja lá com quantos volumes
físicos você tiver incluido (lembrando que cada volume físico pode ser um
disco adicional, ou apenas uma partição), você deverá agora dividí-los em
volumes lógicos. Estes volumes lógicos é que farão a vez das suas antigas
partições. Eles poderão ser nomeados a seu gosto (como boot, home, var,
swap, ou vl-boot, vl-home-vl-swap etc) e então formatados com o sistema de
arquivos que você desejar.

Só pra resumir então:
- Cada disco, ou cada partição neste disco será convertida em Volume físico;
- Todos os seus volumes físicos estarão agrupados em um Grupo de volumes,
formando um "disco virtual" cujo tamanho é a soma de todos os volumes
físicos adicionados a ele;
- Segmente o seu Grupo de volumes em quantos Volumes Lógicos você desejar.
Estes serão os equivalente as suas antigas partições.

Basicamente é isso ai. Dá uma procurada no Google que você encontrará
centenas de textos explicando os comandos para criar cada objeto destes
(volume físico, grupo de volumes e volume lógicos).

Qualquer dúvida é só escrever de volta.

Abç.

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não
desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não
destruídos;" - 2Co 4:8,9