[Ubuntu-BR] Mais um case pra lista... (Off ?)

Marcelo Silva (IG) marcvan em ig.com.br
Quarta Abril 20 04:59:46 UTC 2011

Pessoal, só estou mandando este email pra compartilhar a minha alegria com vocês...
Acabei de instalar mais um Servidor Linux em uma empresa que não conhecia o Pinguim.
Foi tudo as mil maravilhas, fiquei com a maquina uma semana em casa ligada 24x7 para testes, foi tudo OK.
Hoje 19/04/11 as 23:00hs acabei de instalar e está tudo ok

Vocês vão me chamar de louco, mas confio tanto no Pinguim (e canonical) que já instalei o Kubuntu 11.04 Beta2

Como meu sistema Delphi vai ter que rodar no servidor para eventuais consultas, optei pelo KDE+Wine1.3

As configurações da máquina suportam o KDE4 folgado...

Máquina:

Processador AMD 4X
Placa NVidia
HD 1TB
4GB de Ram
Sistema Kubuntu 11.04 Desktop 64bits

Aplicativos UP:

Servidor Postgres 8.4
Cliente PgAdmin3
“Windows emule?” Wine1.3
Servidor Web Apache2
Active Pages PHP5
Servidor SSH
Kfrb Desktop Remote
Servidor Samba (para compartilhar arquivos na rede windows)

Simplesmente Show, tudo rodando e funcionando como o esperado.
Tudo foi detectado pelo Kubuntu sem problemas, o unico ajuste foi a placa de video, por se tratar de uma Nvidia tive que instalar os drivers com “sudo apt-get install nvidia-glx-185”

Pois é, quando se tem a experiencia de instalar o windows e linux vemos as diferenças...
No meu notebook tenho o Kubuntu e Win7 por necessidade, quando fui instalar o win sinceramente, perdi pelo menos 3 a 4 horas pra instalar o sistema, achar os drivers na web, colocar antivirus e os programas que utilizo, fora depois as atualizações do windows update, pacote broffice, vnc etc.
Pra instalar um Servidor Linux Kubuntu com postgres, apache, php e afins, gastei umas 2 horas contando com as atualizações pós instalação.

Essa ultima comparação não é pra desmerecer o windows, pois o win7 está muito bom diga-se de passagem, mas quando alguém diz que linux é complicado, percebo que é o cumulo da preguiça.

Fica aí como mais um case de sucesso!!!

Marcelo Silva