[Ubuntu-BR] Um turbulento abril para o Software Livre em Desktops

Segunda Abril 11 12:15:00 UTC 2011

Poxa, a Canonical poderia deixar a opção de você escolher a interface que
quer utilizar no Ubuntu na instalação dele mesmo! Deixando como opções:

1) Gnome2
2) Gnome3
3) Gnome3 + Unity Shell (padrão)

E assim fazer um aplicativo que o usuário possa alternar sem dificuldades
qual a interface desejada! Assim acabaram-se todos os problemas!!!
Quem quer continuar com o Gnome2, continua... quem não gostou do Unity,
escolhe o Gnome3, e quem acha que monitores wide combinam melhor com o
Unity, perfeito! Mantém o padrão do sistema! Querendo ou não isso acaba
sendo marketing para o Ubuntu, falta a Canonical se tocar disso.

E como foi falado na lista, apenas vou aperfeiçoar a idéia, que tal colocar
uma aba nova no menu Sistema => Preferências => Aparência, mostrando as
interfaces disponíveis, e permitindo que o usuário escolha a qual quiser?
Fazer alguma coisa como nos "Efeitos Visuais", que procura, baixa e instala
todos os pacotes necessários para você rodar a opção definida. É uma questão
de compatibilidade (com "BIOS's") e sem perder a inovação.

Afinal de contas, toda mudança traz impactos, principalmente para o ser
humano, que está acostumado com uma coisa, e de repente vem outra. Mas se
tratando de informática, é natural. Minha esposa tem um tio que mal se
acostumou com a idéia de TV de LCD e Home Teather e nem sabe o que é
Blu-ray, nem DTV, e nem desconfiava que sinal de TV analógica já era até
2016. Então para estas pessoas manter o antiquado é adequado (hehehe gostei
dessa), para se tornar mais tranquila a transição entre interfaces mais
antigas e modernas.

Portanto, vai aí meu apelo: "ACORDA CANONICAL!!!!" =D

Abraços

Em 11 de abril de 2011 07:14, Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com