[Ubuntu-BR] [off-topic] Curiosidade sobre outro tópico

Segunda Abril 11 11:51:48 UTC 2011

Bom dia pessoal,

Concordo plenamente com o André, é falta de conhecimento.

Muitas pessoas querem apenas mudar o S.O. default para iniciar o Windows (um
péssimo hábito, mas eu já fui adepto disso), e no grub1 fazia-se fácil
editando um o "menu.lst". Com o grub2 ficou mais fácil. Apenas 1 comando
você resolve este problema.
Outros apenas querem retirar versões antigas do Kernel do menu do grub, e
isto fazia-se fácil no grub1, editando o arquivo "menu.lst" e deletando as
linhas referentes aos kernels antigos. No grub2, basta apenas remover as
imagens dos kernels antigos, e rodar o comando "update-grub".
O arquivo "/etc/default/grub" tem coisas bastante úteis ao usuário,
inclusive o S.O. padrão que deverá ser definido após cada "update-grub"
rodado.
Bem, com um pouco de paciência e curiosidade descobre-se como fazer o grub2
funcionar de acordo com o que queremos sem muito esforço. O mais bacana que
eu achei é que os arquivos do grub2 são auto-informativos, e explicam como
fazer tais coisas e onde você deve fazer. As pastas dele também, a maior
parte tem arquivos README que resumem a finalidade daquela pasta.

Abraços

Em 11 de abril de 2011 07:03, Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com