[Ubuntu-BR] [OFF-TOPIC]Comunidade OpenOffice.org cria fundação independente para continuar o desenvolvimento da suíte de escritório livre

Zandre Bran zandrebran em ubuntu.com
Terça Setembro 28 12:31:52 UTC 2010

2010/9/28 Fábio Lima <fhl em superig.com.br>:

    Ôlas Fábio.

> Eu já imaginava que isso fatalmente aconteceria.

    Sim, eu também. Vendo a postura da Oracle perante aos projetos open da Sun.

>[...] Tradicionalmente as pessoas acreditaram que o melhor caminho para um produto
> não comercial ser sustentável era ter uma empresa mantenedora por trás.
>[...] Quem saiba tenhamos
> agora no "LibreOffice" um ambiente de "bazar" tão frutífero e produtivo
> quanto o kernel do linux.

     Aqui está a contradição. O kernel Linux é hoje mantido em sua
maioria por profissionais de empresas. A diferença está que usamos
software livre, o que permite que um coletivo de indivíduos toque
qualquer projeto caso o meio "empresarial/industrial" abandone o
projeto. Veja o exemplo recente da venda da Mandriva. Vamos ter o
Mageia que será uma distro mantida por ex-funcionários e pela
comunidade da antiga Mandriva. Genial né? Aqui está a diferença de um
copyright para o copyletf: a liberdade tecnológica.

-- []s
-- Zandre.

:: https://launchpad.net/~zandrebran