[Ubuntu-BR] Problema com acentuação e textos baixados na Internet

Xisberto xisberto em gmail.com
Domingo Setembro 26 15:41:03 UTC 2010

Em 24 de setembro de 2010 15:58, Edson.Yahoo <ecporto1 em yahoo.com.br>escreveu:

> Amigos
> Eu cá novamente... agora com problema de acentuação em textos (baixados
> na Internet) ao abrir com qualquer programa no Ubuntu 10.04 (gedit,
> broffice, gnomesubtitles, etc).
> Um exemplo:
>
> "Se voc� n�o existisse"
>
> Agradeço qualquer indicação de como proceder para solução, pois várias
> opções indicadas em foruns e blogs não surtiram efeito
> Abçs
> Edson

Isso é um problema de codificação. Se você quiser saber mais sobre isso, tem
um ótimo texto aqui: http://ur1.ca/1s0y1

É um texto muito grande voltado para desenvolvedores, mas se você ler por
cima dá pra pegar a coisa.

Basicamente, você está baixando arquivos de texto criados no Windows com a
codificação ISO-8859-1, que é a padrão por lá. O Windows também usa Unicode,
mas não é padrão. O Linux usa o Unicode por padrão, uma vez que o Unicode
abrange mais idiomas (o ISO-8859-1 praticamente serve só para o inglês).

Existe o comando iconv que faz a transformação de um formato para o outro.
Execute no terminal:

iconv --help

Ele vai te mostrar uma ajuda básica com as opções que existem.

Existe também o editor de textos geany, que é voltado para desenvolvimento e
tem uma função em seus menus que converte o arquivo para várias codificações
diferentes. Eu não o tenho instalado agora, então não lembro onde fica a
opção. Mas basicamente é abrir o arquivo, aplicar a opção de Unicode no
menu, e salvar o arquivo.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com