[Ubuntu-BR] Configuracao teclado e digitacao de senha no Terminal

Sábado Setembro 25 19:35:33 UTC 2010

Em 25 de setembro de 2010 19:00, Francisco Barreto <fcbarretojr em yahoo.com.br
> escreveu:

> Caros,
>
> Sou um usuario novo e nao estou sabendo configurar o meu teclado do
> notebook no Ubuntu - tenho um Toshiba Satellite comprado nos EUA.

Para configurar o teclado (assumindo que seja o Ubuntu 10.04):

Sistema -> Preferencias -> Teclado

Então vá a guia Disposição.

Primeiro clique em Modelo do Teclado (deve estar Padrão ou Nenhum ou algum
outro previamente instalado).
Na caixa que se abre, escolha Toshiba para o teclado. Só há um teclado da
Toshiba suportado, escolha-o, não é problema, porque é justamente o
Satellite.
Clique em aplicar a todo o sistema. Digite a sua senha. Depois clique em OK.

Volta para a caixa anterior e então clique em Adicionar. Vai aparecer uma
tela bastante intuitiva, com o modelo do teclado e tudo mais. Em País,
escolha Estados Unidos e em Variantes escolha EUA Internacional alternativo
(antigo us_intl). Essa variante vai te permitir digitar as letras acentuadas
do português, francês, esperanto etc.

Verifica que o layout apresentado é bem similar (se não idêntico ao seu) e
confirme em Adicionar.

Você volta para a caixa de diálogo anterior. Remova todas as outras
configurações de teclado que encontrar.

Só uma dica: para fazer o ç ou Ç você usa Alt Gr+, (virgula)  e depois c ou
Shift +C, conforme o caso. É esquisito, mas se você fizer apóstrofe e depois
c vai dar um c acentuado e não o c com cedilha. O meu teclado eu já mexi um
pouco mais e ele tá aceitando agora o apóstrofe para fazer o cedilha, mas
não me lembro mais o que foi que eu mexi: foi dica aqui da lista.

> Outro problema eh que na hora que eu dou o comando para alguma coisa no
> Terminal ele pede a senha SUDO e eu nao consigo digitar nada.

No terminal isso é segurança. Não aparece nada. É assim mesmo. Se o teclado
estiver configurado corretamente você vai conseguir gerar todos os
caracteres necessários.

> Aguardo vcs.
>
> Abs,
>
> Chico