[Ubuntu-BR] [Debate] Ubuntu 10.04 bugado. [ERA: [Debate] 10.10.10 LTS p/ 10]

Ivan Brasil Fuzzer ivan em fuzzer.com.br
Sexta Setembro 24 14:27:10 UTC 2010

  Como usuário do Ubuntu desde a primeira versão, não vejo maior número
de bugs na versão 10.04, vejo sim o maior uso e mais gente podendo
contribuir com o relato dos mesmos. Inclusive tenho notado que os bugs
tem diminuído em importância já que a maioria não impossibilita o uso
dos sistema como faziam nas primeiras versões.
Os erros encontrados na versão 10.04, para mim, não justificam uma
espera de mais um mês ou quantos meses a mais possam sugerir, eu mesmo
só tive problemas nas versões alpha e beta e não tive maiores problemas
na versão final, isto em pelo menos 20 computadores.
Outros sistemas operacionais atrasam bastante a entrega de suas versões
finais e nem por isso são menos bugadas que o Ubuntu. Sei que os
problemas de um não justificam os problemas de outos, mas podemos pensar
que simplesmente atrasar um lançamento para tentar corrigir mais bugs
pode não funcionar.
Sem defender ninguém, os erros de um SO Linux são mais complicados de
serem corrigidas por uma integradora de pacotes, caso da Canonical com o
Ubuntu, pois nem sempre está nas mãos deles a possibilidade da correção.
Estes projetos são dependentes de vários outros projetos e as correções
devem ser feitas e aceitas nestes projetos de terceiros. Um problema que
me afetou por um tempo mas não afeta mais foi o problema do gnome-panel
se perdendo no carregamento. Neste caso a Canonical depende da correção
do projeto Gnome.
O seu caso citado da placa de vídeo que fica piscando, existe a
dependência da intel em corrigir o problema do driver ou até mesmo do
projeto X.Org, já que pode ser problema com qualquer um dos dois.
Por isso volto a dizer que simplesmente atrasar um lançamento pode
atrapalhar mais do que ajudar, já que o nome da integradora, Canonical,
fica "sujo" por atrasar projetos e as soluções podem não vir. As vezes a
solução só parece ser a mais indicada, mas nem sempre é.