[Ubuntu-BR] Ubuntu 10.04, resolvendo a questão do vídio na intel 82945

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quinta Setembro 23 13:01:22 UTC 2010

Bom dia, pessoal.

Nas máquinas com a placa de vídeo cujo chipset é o Intel 945, que o Ricardo
havia informado, acontece o seguinte:

Como as configurações padrão fazem com que o sistema tente fazer com que a
máquina carregue os drivers de vídeo default, aparece uma tela de erro na
inicialização do Linux Acessível, antes do Orca ser carragado. Isso não
trava o sistema, mas também não dá nenhum aviso audível para que a pessoa
com deficiência visual saiba que a máquina parou numa tela de erro.

Seguindo os passos abaixo, que o Ricardo explicou, a máquina entra no
desktop e funciona normalmente.

Nessa experiência fiquei pensando: Quando é que os fabricantes de hardware
vão começar a se mexer e incorporar tecnologias assistivas nos BIOS dos
computadores. Quando tecnologias assistivas vão deixar de ser "aplicativos"
rodando por cima do kernel ou de um ambiente gráfico, pra se tornarem parte
integrante do próprio kernel? Já passou da hora.

Abraço.