[Ubuntu-BR] [Ubuntu-br-doc] Ubuntu Brazilian Documentation Team

Gustavo Brandão gustavobrandao em bsd.com.br
Sexta Setembro 17 15:27:21 UTC 2010

Ola Zandre Bran,

Inicialmente, fico feliz em saber de sua responsabilidade como líder do team
doc. Agradeço a dedicação, paciência e auxílio de sua parte e do time!
Contudo, caso permita a liberdade gostaria de realizar algumas observações,
que em prática irá reforçar as palavras registradas da Sra. Ursula Junque
com apenas algumas observações diferentes.

Em 16 de setembro de 2010 09:41, Zandre Bran <zandrebran em ubuntu.com>escreveu:

> [...]
> documentação do Ubuntu no Brasil.
>
>    A um tempo atrás surgiu a necessidade de termos novamente um time
> para escrever sobre Ubuntu na wiki. Alguns participantes aqui da lista
> perceberam esta mesma necessidade e foi dado o primeiro para
> reativação do time. Um bom trabalho foi feita até então, mas estamos
> no momento de termos algo mais visível, menos burocrático e aberto.
>
> 1) O time agora passa a ser aberto a todos que queriam participar. Com
> isto não será mais preciso aprovação para entrar no time. Basta criar
> uma conta no launchpad e se inscrever no time e na lista:

Acredito, que a melhor solução neste âmbito seria deixar o time aberto para
recebermos as contribuições, no entanto, as contribuições teriam que ser
aprovados por um ubuntu member. Por exemplo,
https://launchpad.net/~lp-l10n-pt-br.

> 2) Sobre o código de conduta este será apenas sugerido e recomendado.
> Não mais obrigatório já que o grupo será aberto sem necessidade de
> aprovação.

O usuário precisa compreender que o trabalho colaborativo, participação e
respeito na comunidade Ubuntu é algo sério. Portanto, ele necessita assinar
o código de conduta para entender a seriedade de sua participação e vir a
contribuir com respeito e responsabilidade.

> 3) Na questão da forma de escrever, vamos deixar isto mais livre.
> Artigos e tutos podem ser escritos/atualizados de forma mais informal;
> alá blog. Afinal o importante é termos em um local centralizado de
> artigos sobre o Ubuntu e não de sermos um manual. Assim ao escrever
> algo em seu blog pessoal, pode replicar na wiki; claro que desde que
> funcione :)

Em minha concepção, manual precisa ter e ser padronizado para que o usuários
possam compreende-lo independentemente do nível de instrução. Mas caso
adotemos a informalidade poderemos ter desorganizações nas informações e sem
uma sequência lógica das atividades.

4) Na usabilidade e primeira página vamos mudar isto. Tenho algumas
> ideias praticas e gostaria de ouvir outras. Mas isto é assunto para o
> time de documentação.

Sim, concordo plenamente com o Sr. precisamos facilitar a usabilidade das
ferramentas!