[Ubuntu-BR] [Informativo] Novatos x veteranos.

nethell nethell em logbin.net
Quinta Setembro 16 13:51:53 UTC 2010

Esta informação é voltada principalmente aos novatos no Ubuntu, em comentário à postagem do Ricardo ontem, cujos trechos citarei prcialmente:

"Muitos poderiam deixar esta lista pelo fato de pensar "eu não vou perguntar porque vou tomar tapa" ou "naquela lista só tem fera e não responde para novato".

- Realmente não devemos dar essa impressão aos novatos e sim encaminha-los de forma educada a consultar os problemas no histórico antes de questionar. Se não entendeu a solução, deve questionar sim, ninguém nasce sabendo ou tem a mesma capacidade dedutora.

"eu participo de outras lista e já tomei tapa por perguntas básicas, por isto sempre tiro saro e falo que esta lista é bem boazinha, isto é meu. Eu aprendi a pesquisar."

- Um novato não deve se intimidar por uma bronca ao questionar algo básico e não ter efetuado uma busca. Isso é normal pois nem todos foram instruidos a isto ou, devido à urgência, não o fizeram. Todos devemos ser compreensivos ao responder e ao receber respostas, não há a necessidade de criar polêmicas com a forma de expressão de cada um.

"Estamos aqui todos para ajudar uns aos outros. uns tem uma opinião sobre o assunto, outros tem outra totalmente diferente, mas todos abordam o mesmo assunto. Uns tem senso de humor, outros não... Com mais experiência ou não."

- Se todos tivessem a mesma visão, opinião e humor não haverian discussões, tópicos, sugestões. Não haveria porque haver uma lista, todos leriam um tuorial e pronto.

"Vale um tópico que falamos a muito tempo atrás sobre o suporte pago."

- Eu particularmente fui contrário a esta discussão na lista, não que seja contra a iniciativa do uso comercial de conhecimentos, mas pelo fato de disseminar entre os novos usuários em certo receio de não conseguir mais um suporte gratuito porque as listas estariam com participantes que negariam seu conhecimento voluntário propondo um atendimento "personalizado". Isto poderia culminar em um descrédito nos propósitos da lista e passa a ser considerada como um ninho de mercenários.
Não pensem que isto é uma visão, conheço inúmeras listas e sites que comprovam esta ocorrência. A intenção de disponibilição didática começa voluntáriamente e acaba virndo "negócio".
Não sou um santo, na minha área de trabalho (nada a ver com informática) sou um mercenário, não faço ou dou nada de graça, nem a simples tradução de uma página. Aqui estou em uma comunidade voluntária, sou voluntário e assim permanecerei, dentro ou fora da lista. Meu mail está aí para quem quiser me consultar fora da lista e se puder ajudar, o farei da mesma forma que aqui o faço.

"Eu não entrei nesta lista para rachar, criar flame ou qualquer outra coisa, entrei nela para pedir ajuda, mas percebi que esta lista é voltada para usuários finais, fiz duas perguntas e não consegui ajuda suficiente, e em outra vez nem resposta para resolver meus problemas."

- Esta lista não é para usuários finais, discordo de você. Entrei aqui sem saber praticamente nada, meu conhecimento de linux era resumido a uma tentativa de uso e desistência do Kurumin no passado. Comecei com o LiveCD que recebi da Canonical numa brincadeira de meu filho em "sites de amostras grátis". Instalei, dei sorte porque não tive qualquer problema com hardware, e a primeira coisa que fiz foi entrar na lista no intuito de aprender. Questionei, recebi respostas para umas dúvidas e para outras não, ganhei broncas :), participei de flames (ganhei bronca de novo) e aprendi muito. Aprendi a pesquisar, a postar, a expor corretamente meu problema para que pudesse obter uma resposta.
Isso vale para todos, nem sempre temos uma resposta para tudo. Podemos então dar nossa própria resposta e ajudar a outros que passarem pelo mesmo problema. É assim que tem que rolar.

"se fosse outro, sairia da lista, mas não percebi que posso ajudar outras pessoas e isso o que fiz, escrevo, repondo a tudo que posso (quando tenho tempo), passo um grande tempo do dia lendo as mensagens. Ou seja respondemos porque gostamos de ajudar, não porque somos pagos."

Esse é o espírito da coisa. Eu agi assim, o Ricardo também... essa deve ser a atitude de todos os participantes, principalmente dos novatos.
É assim que uma comunidade cresce e se torna sólida. Participem sim, sempre. Não importa se tem dúvidas quanto a uma resposta, faça sua sugestão, indague, pesquise. Conhecimento nunca é demais para ninguém.

Grato, Ricardo, por seu depoimento.

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632