[Ubuntu-BR] Nova lista de discussão

nethell nethell em logbin.net
Quarta Setembro 15 11:55:06 UTC 2010

On Tue, 14 Sep 2010 23:26:17 -0300
"Ricardo Stock" <ricardostock em bol.com.br> wrote:

> Eu sou mal (risos)  mas to dentro mas em vez de uma lista, crie um grupo,
> acho mais apropriado. Pois nao devemos fugir do escopo DESTA LISTA
> Mas tambem acho que com o bom censo, isto nao seria necessário, pois pode
> haver um racha na lista e isto não é legal. o Zandre e o Nethell tivem um
> grande trabalha em criar e manter esta lista. Não devemos esquecer isto.

Ricardo, não criamos esta lista.
Sou um membro da lista e fui convidado para a moderação, estou tentando faze-lo de forma racional e imparcial.
O Zandre é um membro dedicado que se preocupa com a organização, andamento da lista e a conduta dos membros, no intuito de mante-la benéfica para todos.

Como já era de se supor (citei isto no início da discussão), acabou virando um flame com propostas de criação de novas listas, novos fóruns, novos blogs. Isto acontece em todas as listas com muitos membros, pois opiniões são diversas e tem sempre alguns achando que algo pode ser mudado, refeito, inovado.
Eu pergunto: Será que vale mesmo a pena criar uma nova lista?
Não seria mais racional procurarmos levar em conta os motivos (já expostos) para o bom andamento desta lista ao invéz de procurar meios de detonar opiniões favoráveis à manutenção da organização que procura beneficiar principalmente aos usuários novos, portadores de deficiência, disprovidos de uma boa conexão ou de tempo para ler infinitas mensagens de notícias e flames?

Notem, só hoje, a quantidade de posts referentes a este assunto que deveria ser um off (corrigido depois) e culminou em um flame.
Vá ao histórico da lista e veja no que deu a partir do tópico Samba + Win7 do Alexandre: Virou zona, trocentos posts sobre este assunto e lguns referentes a suporte perdidos meio a essa bagunça.
Imagine um novato ou um deficiente visual procurando algo por lá - o que estamos fazendo? Cadê o espírito colaborativo para com os novos usuários?

As soluções são simples:
Mandem as notícias, sim, mas coloquem [Notícia] antes do assunto e só respondam se necessário um comentário a respeito. Mandar um post para dizer "legal", "muito bom"... só serve para encher a lista e não colabora com nada;
Mandem os assuntos a discutir, sim, mas coloquem [OffTopic], [Opiniões], [Dica], [Pesquisa] ou qualquer coisa que indique que aquele assunto NÂO é relevante a suporte.
Nem sei se é permitido (não me interessou saber), mas até colocaria [FLAME] num assunto polêmico... leia quem quiser.

Bem, minha opinião está exposta. Participo de duas listas, esta e nos finais de semana da Ubuntu Linux Brasil (já comentei) e não pretendo participar de mais nenhuma. Nestas duas tenho amigos, resolvo minhas dúvidas e dou o suporte de meu conhecimento ou opiniões com esse intuito. Não estou a fim, sinceramente, de participar de discussões sobre assuntos para os quais minha opinião apenas constará em algum arquivo e mais nada - isso não é colaborar, é comentar. Meus comentários sobre o Ubuntu são feitos no launchpad e me bastam.

Abraços a todos.
--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632